Chapadão do Sul/MS

MILHARES de Tucunarés morreram no Sucuriú. Biólogos vão analisar possível problema ambiental em Paraíso das Águas

No último domingo (11/7) o pescador Enivan registrou alguns peixes mortos no rio Sucuriú na região conhecida como “alagado”, o que causou preocupação aos demais pescadores dos grupos de pesca no WhatsApp. Vários vídeos compartilhados no grupo Pinguim Pesca apresentaram imagens de dezenas de Tucunarés do Tupi “tucun” (árvore) e “aré” amigo (por extensão, “semelhante”) ou seja “semelhante ao tucum”. O profissional contabilizou mais de dois mil animais boiando.

A primeira suspeita dos pescadores, poderia ser algum impacto ambiental causada pelo homem. Segundo biólogos consultados que o fenômeno é considerado normal devido às baixas temperaturas ocorridas nos últimos 15 dias. O frio intenso e até geada registrada na região, pode ter levado à morte de milhares de peixes em todo o rio. Eles são sensíveis às baixas temperaturas.

Ao contrario dos mamíferos, os peixes são espécies de sangue frio, exotérmicos ou como antigamente pecilotérmicos. A temperatura corporal dos peixes varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Mesmo diante de um fenômeno que pode ser considerado normal, responsáveis pelo Meio Ambiente do Município, poderão encaminhar biólogos ao local para um estudo mais aprofundado e saber o que realmente teria causado tantas mortes. (Fonte BNC)

Pantanal em 2017

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também