Chapadão do Sul/MS

MACACOS não transmitem varíola! Estão sendo mortos a tiros e envenenamento. Animais são vítimas da ignorância

Em meados de junho a OMS declarou que ia alterar o nome da nova varíola denominada varíola dos macacos, infecção causada pelo vírus Monkeypox (do gênero Orthopoxivírusvariolae), que se espalhou rapidamente por diversos países, entre eles o Brasil.  

A iniciativa da OMS surgiu a partir da solicitação de mais de 30 cientistas, que estão trabalhando com o órgão da ONU para alterar a nomenclatura com o intuito de evitar a discriminação e o estigma contra os primatas.  

A ‘nova varíola’ tem esse nome infeliz porque o vírus causador foi identificado, nos anos 60, em macacos de laboratório. No entanto, sua transmissão acontece apenas entre humanos, quando uma pessoa entra em contato com lesões na pele, secreções ou objetos usados por alguém infectado.

Por isso, é absurdo que essa nomenclatura perdure já que pode levar ao entendimento de que a doença se origina dos macacos, ainda mais depois da covid-19. Até agora, a OMS não adotou nem sugeriu outro nome. A Sociedade Brasileira de Primatologia (que reproduzo no final deste texto) divulgou nota de alerta em maio, mas a ignorância e a crueldade humanas já começaram a produzir crimes contra macacos, como ocorreu com os bugios no início de 2017, durante a epidemia de febre amarela.

Reportagem completa no link abaixo do  portal conexãoplaneta.com.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também