Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
Uma profissional que trabalha com leituras nas ruas de Chapadão do Sul se deparou com uma cena meia bizarra, fora do cotidiano. Carcaças de 17 ratazanas foram descartadas na esquina da Espírito Santo com a Goiás, nas imediações do Sindicato Rural. São animais adultos e alguns jovens ratos. O questionamento que fica sem resposta é de onde surgiu tantos?
Teriam vindo de alguma casa ou galpão, difícil de imaginar em se tratando do perímetro urbano. A outras questão foi o local escolhido para o descarte, em plena via pública. Poderiam ser enterrados ou colocados numa sacola de lixo para posterior descarte. Pelo jeito tinha – ou tem – alguma infestação nas imediações.
Quando vemos um rato em nossa casa é sinal de que algo está errado. Isso porque os ratos só aparecem quando damos condições para que tenham abrigo, água e alimento. Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.
Nas propriedades rurais, eles são temidos porque, além de roerem os sacos com grãos, depositam fezes, urina e pelos nos grãos e em outros produtos, tornando-os impróprios para o consumo humano e animal. Nas indústrias, os estragos causados por esses roedores nas fiações elétricas têm causado incêndios e grandes prejuízos.
PERIGO AO HOMEM
E engana-se quem pensa que eles só roem madeira. Ratos ainda podem roer chumbo, alumínio, cimento, tijolo e plástico. Em seis meses dois ratos consomem 14 kg de comida, produzem 5,5 L de urina e 25 mil cíbalas de fezes!
Uma fêmea de camundongo tem até 10 gestações por ano. Cada gestação dura 19 dias, e resulta, em geral, no nascimento de 6 a 7 crias, por ninhada. De um único casal de camundongos podem resultar, em um ano, 5 mil crias!
A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula haver, no Brasil, uma média de 5 ratos por habitante; embora na cidade de São Paulo essa média chegue a 10!
Roedores atletas
Apesar de os ratos nos causarem muitos problemas, precisamos reconhecer a grande capacidade, “atlética”, desses pequenos roedores! Eles têm habilidades fantásticas. Quer ver?!
– Conseguem andar em estruturas da espessura de um fio telefônico.
– Passam por buracos de 1,5 cm2.
– Nadam até 800 m em 3 minutos (e sem respirar!).
– Sobem, por dentro de canos e de calhas, de 4 cm a 10 cm de diâmetro.
– Sobem, por fora, abraçando canos e calhas, até 9,5 cm de diâmetro.
– Sobem, por fora da casa, em canos que estão a até 7,5 cm de distância da parede. Para isso, apoiam as patas no cano e o corpo na parede (ou vice-versa).
– Pulam até 1 m na vertical, e até 1,2 m na horizontal.
– Podem cair de até 15 m de altura sem se machucarem.
– Podem cavar até 1,25 m de profundidade.
Como controlar os ratos
O melhor seria não criar as condições para que os ratos aparecessem, claro. Mas como nem sempre isso é possível, é preciso saber como combatê-los. A princípio, o importante é não tomar nenhuma ação sozinho. Se você vir algum rato, avise um adulto, o qual deverá então procurar algum especialista no controle dos roedores.
Maneiras de combater os ratos
– Controle mecânico: ratoeiras.
– Controle biológico: gatos, cobras, lagartos, gaviões (inimigos naturais dos roedores).
– Controle químico: venenos ou raticidas.