Receba as notícias do chapadensenews.com.br no celular
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq
Um internauta de Chapadão do Sul fez este registro raro na Avenida Quatro, na noite de ontem. Aparentemente trata-se de um Guaxinim também conhecido por “Mão Pelada”. Na natureza dormem durante o dia entre caraguatás, plantas espinhosas que dificultam a entrada de predadores. À noite saem para caçar, inclusive dentro da água.
Famosos nos filmes e séries americanas, os Guaxinins são muito conhecidos pela plumagem volumosa, rabo listrado e um detalhe nos olhos que lembra uma máscara. O que pouca gente sabe, porém, é que o Brasil abriga uma espécie da mesma família, popularmente conhecida como mão-pelada (Procyon cancrivorus).
De porte médio, o mamífero ocorre em todos os domínios naturais brasileiros, mas é pouco conhecido pela população. “Apesar de ser muito comum no Brasil inteiro, é muito difícil capturá-lo em armadilhas e observá-lo na natureza, por isso, poucos conseguem estudar mais a fundo a sua biologia ”, explica Carolina Carvalho Cheida, bióloga que dedicou as pesquisas de doutorado ao mão-pelada no Pantanal, em parceria com a Embrapa.
Durante os estudos em Corumbá, Pantanal Sul, Carolina contou com a ajuda de pesquisadores e funcionários das fazendas para capturar 15 indivíduos durante a noite com auxílio de puçás – um instrumento geralmente utilizado em pesca, mas não comum em pesquisas científicas; e monitorar a maioria deles com rádio-colar.