Chapadão do Sul/MS

INSCRIÇÕES abertas para o curso gratuito de Produção de Rainhas. Chapadão do Sul produz cerca de 200 toneladas / ano por 15 produtores profissionais.

A Sedema (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) – em parceria com o Sindicato Rural de Chapadão do Sul e o SENAR-MS – oferece a população um curso gratuito de Produção de Rainhas. A apicultura de Mato Grosso do Sul tem crescido de forma progressiva, focando não apenas na quantidade produzida, mas também na produtividade e na qualidade do mel. Chapadão do Sul figura entre os desataques desta importante atividade que une abelhas e homem. O município produz cerca de 200 toneladas / ano por 15 produtores profissionais.

O Curso será ministrado nos dias 10, 11 e 12 de maio, em período integral, das 7h às 11 e das 13h às 17h, com carga horária de 24 horas. Qualquer pessoa acima de 18 anos, que tenha condições física e mentais para a atividade, e que não seja alérgica a ferroada e abelhas pode fazer a inscrição.

O objetivo geral do curso é apresentar os procedimentos recomendados para a produção de rainhas selecionadas, utilizando as normas e os procedimentos adequados. As vagas são limitadas, por isso, os interessados devem fazer suas inscrições na Sedema, localizada na Av. Onze, nº 1.000, e precisam estar munidas com um documento pessoal com foto. Mais informações podem ser solicitadas através do telefone (67) 3562-1443 e (67) 3562-1821. 

Durante o curso serão adotadas todas as medidas de biossegurança contra o COVID-19, como distanciamento social, utilização obrigatória de máscara de proteção fácil e álcool em gel 70º disponível para todos.   

EM 2015 ERAM 60 TONELADAS / ANO – A apicultura é uma atividade em toda a região, mas em Paraíso das Águas, Chapadão do Sul e nas demais cidades da Região do Bolsão as abelhas são introduzidas por profissionais de Chapadão do Sul. Em 2015 foi realizada reunião com a presença do Presidente da Federação dos Apicultores de Mato Grosso do Sul, Gustavo Bijos, quando a atividade foi tratada como excelente alternativa para melhoria do orçamento. A região possibilita a diversificação do mel pela variedade das floradas. Em 2015 a produção de mel projetada em Chapadão do Sul era de 60 toneladas e hoje quase dobrou.  

SUBPRODUTOS – O mel é um produto vendido com valor elevado e a produção brasileira ainda não atende a demanda do mundo.  Além dele, pode-se criar derivados como o pólen, própolis, geleia real e cera que também geram bons lucros aos apicultores.  Em 2015  a introdução deste importante assunto voltado à economia  das cidades da região foi feita pela médica veterinária Monique Cândido da Silva, Fiscal Estadual Agropecuário da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também