Chapadão do Sul/MS

INCÊNDIO em armazenagem de DDG da Cerradinho Bio viralizou em redes sociais. Brigada da empresa controlou as chamas

      A direção da Cerradinho Bio – em Chapadão do Céu – postou um comunicado sobre o incêndio ocorrido na manhã de hoje no sistema de filtros e galpão de armazenagem do DDG (*). Imediatamente todos os prédios próximos foram evacuados e a Brigada de Incêndio controlou rapidamente as chamas. Segundo a nota nenhum funcionário ou socorrista ficaram feridos no sinistro. A ocorrência está sendo investigada internamente e a indústria segue o seu processamento normalmente. No final da manhã vários vídeos circulam em redes sociais mostrando muita fumaça e chamas que pareciam de grande magnitude.

DDG – Grãos de destilaria, também conhecidos como DDG são coprodutos originados no processamento do milho para obtenção de etanol e nas dietas de bovinos no Brasil.

Para cada tonelada de milho processada são produzidos, na média, 300 kg de DDG, 430 litros de etanol e 15 litros de óleo, variando de usina para usina. Atualmente, com a produção de etanol na safra 2020/2021 estimada em 2,6 bilhões de litros, serão comercializados cerca de 1,8 milhões de toneladas de DDG, uma quantidade relativamente pequena, frente a demanda aquecida do mercado.

Com a demanda crescente por biocombustíveis, aliada às vantagens em se produzir etanol a partir do milho, as projeções indicam que até 2027/2028 a produção de etanol saltará para 7,5 bilhões de litros no Brasil, o que levará a uma oferta para o mercado de aproximadamente 5,2 milhões de toneladas de DDG. Com o expressivo aumento na disponibilidade desse insumo, a tendência é que seu preço diminua e, assim como aconteceu nos Estados Unidos, passe a ser utilizado como fonte proteica e energética nas formulações.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também