Chapadão do Sul/MS

IAGRO realiza Curso de Atualização para atendimento à doenças do Sistema Nervoso em MS

       A Iagro realizou treinamento para atendimento e colheita de amostras das principais doenças do Sistema Nervoso. O curso contou com a participação especial do Professor Doutor Ricardo Antônio Amaral de Lemos, que falou sobre as principais enfermidades que acometem os animais de produção e a utilização de ferramentas digitais na melhoria dos atendimentos.

Também foram abordados “A Evolução da Raiva no MS” (Coordenador do PNCRH Iagro, Fabio Shiroma de Araujo); VIGI@GRO – aplicativo da Iagro (Chefe da DDSA Iagro, Janine Campos Ferra Vieira de Almeida); SISBRAVET (Chefe da Epidemiologia Iagro, Giuliana da Fonte Nogueira) e Rotina de atendimento na UL (Inspetor Local da Iagro em Eldorado Evandro Bock Correa).

Teve a entrega oficial do livro “Conduta Diagnóstica em Doenças de Bovinos de Corte”, de autoria do Doutor Ricardo Lemos e da doutoranda Carolina de Castro Guizelini. 

O aprimoramento foi direcionado aos médicos veterinários da Iagro. O atendimento a um animal com suspeita de alguma doença é exclusivo do médico veterinário, pois além da necessidade de uma avaliação detalhada, existem enfermidades dos animais que podem ser transmitidas ao Homem, com destaque à Raiva. 

A Raiva é uma enfermidade fatal que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) dos mamíferos, inclusive o Homem e que dificilmente ocorre a cura. Além da Raiva, existem outras enfermidades que afetam o SNC e que apresentam alterações comportamentais que se assemelham à doença e que juntamente com a Raiva trazem um prejuízo considerável aos produtores do Estado.

Diante da importância do tema, serão realizados um total de três cursos, sendo que os próximos estão programados para Naviraí, na semana de 19 a 23 de setembro, e em Jardim, na semana de 3 a 7 de outubro deste ano.

Texto e fotos: Fábio Shiroma/Coordenador do PNCRH

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também