Chapadão do Sul/MS

HOJE – “Lua de Morango” poderá ser vista a “olho nú” em Chapadão do Sul. Satélite natural da terra estará mais baixo

A lua cheia de junho, conhecida popularmente como “Lua de Morango”, tem início nesta terça-feira (10). Neste mês, ela atinge o perigeu, ponto quando o satélite natural da Terra chega à fase completa, ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz a aproximação máxima do planeta. O alto da Avenida Tocantins ou da Onze são lugares ótimos de visualização em Chapadão do Sul

Devido a uma parada lunar maior, a lua será a mais baixa a ser observada no hemisfério Norte, fenômeno que se repete a cada 18,6 anos, enquanto no outro hemisfério, a lua será vista mais alta.

Como observar o fenômeno em Campo Grande?

A “Lua de Morango” é uma lua cheia como qualquer outra, ou seja, poderá ser observada normalmente desde que o céu permita a visibilidade.

Ele deve aparecer por volta das 18h, e terá ápice durante a madrugada de quarta-feira (11), às 4h.

Por que ela recebe este nome?

A origem do nome “Lua de Morango” está relacionada à última lua cheia no hemisfério Norte. Neste período, os povos nativos da América do Norte associavam a lua com a temporada de colheita de morangos.

Ainda que o nome não tenha nenhuma relação direta aqui no hemisfério Sul, o nome se popularizou por sua beleza e vínculo com a natureza.

A lua também não apresenta uma coloração avermelhada, como o nome pode sugerir. Na realidade, ela adquire uma tonalidade amarelada ou dourada quando está próxima ao horizonte. (redação e midiamax.com.br) / Foto CNN

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também