Chapadão do Sul/MS

“HISTÓRIA DE PESCADOR” Piauçu do Papo Amarelo com 5 quilos é o maior da espécie pescado no Sucuriú, em Paraíso das Águas

       O pescador Jeandro Caldeira Brante, fisgou um belo exemplar de Piauçu do Papo Amarelo, como é chamado – por ser uma espécie rara neste rio e não nativo. Este pode ser o maior fisgado da espécie até o momento no Sucuriu. A pesca foi entre três amigos: Wilson, Adevaldo e Jeandro, no conhecido Alagado.    

O piauçu (Leporinus macrocephalus) é um peixe de água doce pertencente ao gênero Leporinus, conhecido popularmente como Piavuçu e Piau-Açu. Além disso, este peixe é apropriado para a criação em cativeiro e em aquário.

O piauçu é um peixe de escamas com corpo curto e grosso, além de possuir uma coloração cinza escura, principalmente devido à borda lateral escura das escamas. Além disso, os peixes mais novos podem apresentar listras em seus flancos transversais. Porém, quando se torna adulto ele pode chegara três  manchas escuras. Vale ressaltar que quanto maior ele for não apresentará barras nem manchas. Este peixe pode alcançar 60 cm de comprimento total e pesar até 5 Kg.

Reprodução do peixe piauçu:

O piauçu realiza a desova total, ou Piracema. Além disso, esta espécie de peixe faz migrações rio acima para se reproduzir, podendo percorrer, em um só dia, mais de 4 km contra a correnteza.

Alimentação:

O piauçu é um peixe omnívoro com tendência a herbívoro, ele se alimenta com caranguejos, frutas e pequenos peixes.

Curiosidades:

A espécie de piauçu prefere viver em cardumes, a fim de evitar ataques de seus principais predadores. Além disso, este peixe é um onívoro com tendência a herbívoro.

Habitat:

O piauçu é um peixe que habita poços abaixo das corredeiras.

Onde encontrar o peixe piauçu:

Esta espécie é encontrada no Pantanal Mato-Grossense, Estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

Dicas para pesca do peixe piauçu

Equipamentos:

Os equipamentos utilizados são linhas de monofilamento de 0,40 mm, com uso de vara de 6’ de comprimento e linhas com resistência de até 25 lb.

Anzol:

Os anzóis utilizados são de número 14  com pelo menos, 0,50 mm.

(Fonte BNC)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também