Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
Durante o feriado prolongado o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) intensificou a fiscalização em rios, estradas e áreas rurais através da “Operação Semana Santa”. A ação teve como objetivo coibir a pesca predatória, fiscalizar o transporte e o uso de petrechos ilegais, além de prevenir crimes ambientais comuns neste período de aumento da atividade pesqueira.
Ao todo, foram realizados 15 patrulhamentos terrestres e 18 patrulhamentos fluviais, que resultaram na abordagem de 438 pessoas em áreas urbanas e rurais, além de 319 pessoas em embarcações. No total, 156 veículos de passeio e 142 embarcações foram vistoriados. As equipes também fiscalizaram 17 ranchos ou acampamentos e 12 pesqueiros.
Como resultado, foram emitidos sete autos de infração, totalizando R$ 18.650,00 em multas. Três pessoas foram conduzidas à delegacia por infrações mais graves.
A operação também resultou na apreensão de diversos petrechos ilegais utilizados na pesca predatória, incluindo 122 anzóis de galho, 190 metros de redes, um espinhel, seis varas de pesca, três caniços simples, três molinetes, três carretilhas, uma tarrafa e cinco minhocuçus — espécie de isca natural. Um barco e um motor de popa também foram apreendidos, além de uma arma de fogo.
Durante as fiscalizações, os policiais ainda identificaram o corte ilegal de madeira nativa e apreenderam 120 lascas e 10 mourões de aroeira, espécie protegida por lei.
O 2º BPMA destacou que operações como a Semana Santa são fundamentais para garantir o equilíbrio dos ecossistemas e combater práticas que colocam em risco a fauna, a flora e os recursos hídricos do estado.
https://www.instagram.com/p/DIwiRK7RQfg/?igsh=M3dmM2libmowZmlh



