Chapadão do Sul/MS

Greve de enfermeiros já impacta atendimento no SUS da Capital. Paralisação poderá afetar interior?

       Quem levantou cedinho para atualizar carteira de vacinação ou fazer teste de covid-19 voltou para casa sem atingir o objetivo nesta segunda-feira (27) em Campo Grande. Embora a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) diga que os serviços não foram completamente afetados pela greve dos profissionais da enfermagem, alguns estão suspensos. Ainda não foram projetados problemas com os atendimentos de urgência e emergência em cidades do interior como Chapadão do Sul que encaminha pacientes com Vaga Zero e outros casos que exigem deslocamento

No CRS (Centro Regional de Saúde) do Tiradentes, por exemplo, somente consultas médicas e odontológicas estão dentro da normalidade. Vacinação e testagem para covid-19 estão paralisados. Os serviços são basicamente cumpridos por enfermeiros, por isso a suspensão.   

A greve é encabeçada pelo Sinte (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande), após infrutífera negociação com a prefeitura sobre plano de cargos e carreira e pagamento extra por insalubridade.

Apesar de o assunto estar em pauta há semanas, a população foi pega de surpresa. A servidora pública Kelly Queiroz, 42 anos, passou pela manhã no CRS do Tiradentes para atualizar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e ver se está com o esquema vacinal completo, porém sem sucesso.   

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também