Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular? Mande um OI para (67) 999681617
ENTRAR NO GRUPO de notícias
https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq
Fontes policiais seguem alertando os internautas mais afoitos que namoram ou buscas interações picantes no Facebook, Instagran ou Whatsapp. A troca dos famosos nudes nestes perfis geralmente será o começo de uma dor de cabeça que vai dor no bolso. Conversas íntimas e trocas de fotos já fizeram muitas vítimas em Chapadão do Sul. São vários casos de homens – geralmente casados – que acabam pagando valores elevados para se livrarem da chantagem do estelionatário que ameaça dar queixa na polícia ou enviar as fotos para a família (esposa).
Tudo começa com convites de amizade na plataforma que logo seguir migra para o whatsapp com conversas mais apimentadas. Trocam fotos íntimas e – no dia seguinte – surge o malandro se passando por policial ou pai da jovem questionando a intimidade pornográfica com a “di menor”. O que parecia ser apenas uma paquera sem consequências se transforma num pesadelo na forma de extorsão.
O criminoso que se esconde num perfil falso cita o ECA (Estatudo da Criança e do Adolescente) com propriedade. Neste momento é selado um acordo financeiro para que o assunto seja encerrado. Ledo engano, outros valores serão cobrados até que a vítima perceba que caiu no golpe da “Gostosa do Face”. O único problema neste caso é o prejuízo na conta bancária e a sensação de que foi vítima de um estelionatário. Mandar fotos íntimas em rede social é o primeiro passo para ter dores de cabeça inimagináveis.
Desde 2021 este golpe vem fazendo vítimas em Chapadão do Sul e em todo o Brasil. Vários registros de Boletins de Ocorrências foram feitos na Polícia Civil com vítimas pagando somas que variam de R$ 10 mil R$ 20 mil ou até mais mediante a chantagem. Tudo começa num bate papo com alguma mulher insinuante que atrai a atenção. Logo a seguir o “affair” é retomado no whatsapp com o pretexto de ser mais pessoal. No dia seguinte uma pessoa se passando por delegado, advogado ou pai da “isca” entra em contato com uma suposta acusação de assédio sexual porque a “mulher em questão” seria uma menor. Neste momento a vida privada do “Don Juan” é abalada.
Os chantagistas ameaçam de levar o caso á polícia, enviar os nudes para sua esposa ou até mesmo postar em redes sociais. Ele decide pagar para se livrar, mas se enrola cada vez mais porque os criminosos tentarão extorquir o que for possível da vítima. Este caso vem sendo recorrente em Chapadão do Sul e cidadaes da região com dezenas de vítimas que foram enganadas pela “Gostosa do Face”. O prejuízo é grande porque as pessoas preferem pagar para evitar problemas com a família ou a exposição.
A vítima cria provas que serão usadas contra ela. Conhecida no meio policial como “golpe do nudes”, essas ocorrências acontecem quando o interlocutor confia demasiadamente em seu poder de sedução. Este golpe não é tão recente. Em 2020 se popularizou na região Sul do Brasil, onde vários casos de nudes foram registrados. Em MS – no segundo semestre – começou a ter mais incidência, pois a partir do momento que o golpe viraliza, os golpistas replicam nas demais localidades. Desde o segundo semestre é um golpe que vem crescendo no Centro Oeste.
O que chama a atenção também é que os golpistas, além de se aproveitarem das vítimas com imagens eróticas em mãos, se passam pela própria Polícia Civil. Isso gera mais fôlego, eles envolvem o nome da PC justamente para poder extorquir a vítima. A Polícia Civil jamais entra em contato, ainda mais pelas redes sociais, para pedir dinheiro ou coisa do tipo. (Foto Ilustração)