Semanalmente uma vítima do golpe do “Falso Atendente de Banco” comparece na Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul para registrar ocorrência sobre o prejuízo após liberar sua senha no caixa eletrônico para um estelionatário digital. Este foi o segundo caso no período de uma semana. No primeiro uma mulher perdeu R$ 41 mil e no segundo um correntista outros R$ 2 mil. O sistema criminoso é sempre o mesmo.
O bandido liga e alerta que a conta da vítima sofreu tentativa de invasão. Ele sabe o número da agência, o nome completo da pessoa e do gerente de conta para ganhar a confiança e facilitar a aplicação do golpe.
O falso atendente faz o contato alertando que tentaram acessar a conta do correntista. Como procedimento padrão de segurança a vitima deve comparecer presencialmente em um caixa eletrônico para proteger a conta. Acreditando ser uma ligação legitima, o correntista se desloca rapidamente até o banco e é instruído a fazer alguns procedimentos como acessar o aplicativo em seu aparelho celular e colocar um QR-Code que apareceu na tela do caixa.
Nesta etapa está consumado o golpe. O cartão é bloqueado no próprio caixa eletrônico e o criminoso acessa a conta. Pode sacar o que quiser e foi o próprio titular da conta quem iniciou o procedimento. A correntista perdeu os R$ 41 mil e outro R$ 2 mil. São vários casos similares e este golpe perde apenas para os desfalques feitos pelo whatsapp.