Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
A casa de uma moradora de Chapadão do Sul foi colocada sem autorização num perfil da internet para locação. Muitas pessoas estão entrando em contato sobre o imóvel e algumas – inclusive – já pagaram caução de forma antecipada. Na prática enviaram PIX para golpistas. Jamais façam depósitos em negociações de imóveis de forma virtual.
Os golpistas não miram somente quem deseja um imóvel permanente, mas também casas de veraneio. Primeiro, eles roubam fotografias de anúncios imobiliários reais, criam outros mais atrativos e publicam, geralmente, com preços muito acessíveis.
Os anúncios podem aparecer tanto em perfis falsos nas redes sociais, portais de anúncios, sites falsos e até aplicativos falsificados. O recomendável é não fazer negócio por internet de maneira nenhuma, com ninguém, porque a possibilidade de prejuízo é muito grande
Veja as principais dicas para evitar golpes
1. Confira o registro do corretor
Segundo o presidente do Creci-SP, um dos primeiros passos é se atentar ao anúncio imobiliário. Se ele mostrar o número de registro do corretor de imóveis, vale conferir no site do Conselho para confirmar se a pessoa é realmente credenciada como profissional capacitada. A consulta pode ser realizada no site do Creci.
2. Desconfie de pedidos de adiantamento
A família caiu no golpe depois que a estelionatária solicitou um pagamento para a reserva do imóvel. Neto destacou que essa prática é permitida por lei, até para que o corretor não saia no prejuízo, mas o inquilino deve obter o valor de volta após o assinatura do contrato.
É proibido o pagamento de aluguel adiantado. Muitas vezes, o golpista pode fazer pressão alegando ao potencial cliente que há outros inquilinos desejando o imóvel. Com isso, a vítima realiza o pagamento para segurar a casa ou apartamento.
O corretor não pode cobrar dinheiro como parte do aluguel ou solicitar esse valor adiantado, de acordo com o presidente do Creci-SP. “O corretor pode pedir um depósito para a reserva do imóvel. A partir do momento que for assinado o contrato, ele tem que devolver aquele depósito e o inquilino vai pagar o aluguel na data que ficou definida no contrato de locação”
3. Tente confirmação com funcionários
Sempre é importante visitar o imóvel antes de transferir qualquer valor. Neto informou que, no caso de condomínios, uma das formas de garantir a veracidade do anúncio é conversar com funcionários que possam transmitir segurança sobre o aluguel.
4. Feche o negócio pessoalmente
Na etapa final da negociação, o inquilino deve ir até o escritório do corretor ou encontrá-lo pessoalmente. Segundo Neto, fazer negócios pela internet pode ser vantajoso, mas a possibilidade de prejuízo é muito grande quando há imóveis envolvidos.
5. Consulte o portal do Creci-SP
O Creci-SP mantém um portal com mais de 1,3 milhão imóveis anunciados. Somente corretores e imobiliárias credenciados conseguem efetuar os anúncios, pois o site exige identificação. Para Neto, essa é uma forma segura de conquistar o imóvel dos sonhos sem riscos.