Chapadão do Sul/MS

GOLPE – Atenção aos pedidos de dinheiro pelo Whatsapp. Fotos de familiares do Facebook estão sando usada nos estelionatos em Chapadão do Sul

           Moradores de Chapadão do Sul seguem recebendo mensagens via whatsapp com fotos de um familiar próximo mas com um número diferente. Os criminosos pegam as fotos em perfis de Facebook ou Instargram e criam uma relação pessoal com as vítimas. Caso elas não estejam atentas podem perder muito dinheiro. Outro detalhe que possibilita a identificação de golpe é a conta bancária fornecida para o depósito. Estará em nome de uma pessoa que a vítima sequer conhece. Fiquem atentos. Este golpe é um dos mais praticados na cidade.  

O objetivo dos criminosos é o mesmo: extorquir usuários que se deixam levar apenas pela imagem conhecida no perfil. A estrutura do golpe é simples e começa com o criminoso enviando uma mensagem em que diz que trocou de número, geralmente por ter deixado o telefone antigo em uma assistência técnica. Logo em seguida o estelionatário pede ajuda à vítima alegando que precisa fazer um pagamento, mas que está sem o aplicativo do banco no celular provisório.

“O fraudador pede uma transferência em dinheiro para alguma urgência, já que no novo celular o aplicativo do banco ainda não está autorizado a fazer esse tipo de transação” 

Nesse golpe o estelionatário leva a vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos. Isso acontece porque muitos usuários de redes sociais deixam o perfil aberto e marcam em fotos amigos e parentes.  

Outra forma de os golpistas conseguirem os dados pessoais das vítimas é por meio de vazamentos de dados. Os estelionatários podem encontrar em alguns sites o nome completo, telefone, endereço, email e até informações como CPF e RG.

Diferentemente do que ocorre no golpe do WhatsApp clonado, o perfil verdadeiro pelo qual o estelionatário se passa não perdeu o acesso ao aplicativo de mensagens. Dessa forma, a única maneira de o criminoso agir é criando uma conta nova e dizendo que supostamente teve um problema com o número antigo.

CONTAS usadas por bandidos

Banco: 237 – Banco Bradesco S.A.
Agência: 6240
Conta: 321886-4
CPF: 184.493.397-07
Nome: Jhony R. Oliveira de Jesus
Valor: 4.670,00
Chave Pix : 184.493.397-07

BANCO: BRADESCO – 237

EMANUELA WITORIA DOURADO OLIVEIRA

Agência: 3905
Conta: 161957-8

CHAVE PIX CPF:
036.339.481.80

VALOR 2.190,00

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também