Chapadão do Sul/MS

GATA Jurema morre no parto e a cadela Margareth amamenta a ninhada de quatro filhotes em Chapadão do Sul. (Vídeo)

        Quem acha que cão e gato são eternos inimigos não conhece a relação da cadela Margareth que amamenta quatro filhotes felinos em Chapadão do Sul. A Gata Jurema – 13 anos – morreu durante o parto  e estão sendo alimentados e pela cadela, adotada recentemente pela empresária Márcia Aparecida Rosa (Lava a Jato). Como a cachorra está prenhe a produção de leite foi ainda mais estimulada e ela aceitou muito bem a ninhada. Inclusive é ciumenta com as crias adotadas. 

O fato não é incomum, mas não deixa de ser atípico. Veterinários explicam que essa relação entre os animas é normal. No caso da Margareth ela já está prenhe e com o instinto materno apurado. Há situações de cadelas desenvolverem a capacidade hormonal e produzir leite diante de filhotes (de cães e gatos) que não sejam biologicamente seus.   Mesmo não estando prenhes.

A cadela pode vir até a aceitar filhotes de outras espécies. A alimentação, embora sustente os filhotes, não é tão saudável quanto seria a da mãe verdadeira. A composição do leite é diferente para gatos e cachorros, principalmente no que se refere aos anticorpos. Pode ser que os filhotes venham a ter deficiência imunológica, mas isso não significa que não vão se desenvolver.

 Embora seja raro, cães podem amamentar filhotes de gatos em algumas situações. Isso geralmente ocorre quando um filhote de gato é órfão ou rejeitado por sua mãe e colocado perto de um cão que recentemente teve filhotes. O cheiro e a sensação do filhote de gato podem estimular o instinto de amamentação do cão.    

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também