Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/EcjdxwK4hNoL3ekYjD3MJL
A 3ª edição do Projeto “Câmara Vai à Escola” começou com o mesmo destaque dos anos anteriores na formação de cidadãos em Chapadão do Sul. O projeto foi criado pelo vereador André dos Anjos em 2022 e teve continuidade pelo presidente que o sucedeu (Airton Antônio Schwantes – Tucano) e agora pelo atual dirigente da Mesa Diretora, Alírio Bacca. Tem fundamental atuação dos funcionários do Poder Legislativo que são as “molas mestras” na execução e operacionalização das etapas locais e as visitas a Brasília, onde os alunos selecionados na rede pública e privada visitam o Senado, Câmara Federal e conhecem de perto os locais onde são tomadas as decisões políticas mais importantes do Brasil.
Na manhã desta segunda-feira o aluno do Colégio Maper, Bruno Pacheco, representou os 530 colegas e professores no exercício pleno da democracia. Discorreu sobre a necessidade de instalação de uma lombo faixa na frente da escola para elevar o nível de segurança no trânsito durante a chegada e saída de estudantes. Também destacou a importância da melhoria de iluminação e colocação de seguranças no Parque Municipal, ao lado da escola. O local é muito bonito mais ainda carece de melhor formatação na infraestrutura.

Uma das melhores definições do projeto Câmara Vai à Escola foi feita pelo juiz federal Dr Fábio Esteves. Ele tem uma bela história de vida voltada à educação como única ferramenta capaz moldar a cidadania e transformar vidas para melhor. Segundo o magistrado “dependerá apenas da força de vontade de cada um”. Para ele o projeto tornou-se uma política pública transformadora que viabiliza um melhor conhecimento sobre o funcionamento das instituições públicas, aumentando o compromisso dos jovens com sua comunidade, numa visão macro da sociedade.
Segundo o magistrado o futuro de cada um dependerá do aprendizado em casa e na escola, uma linha tênue num mundo competitivo onde as oportunidades devem ser prospectadas com muito preparo intelectual. Já o empreendedorismo pioneiro é uma marca (selo) de Chapadão do Sul que também se destaca nas políticas Públicas. O Projeto “Câmara Vai à Escola” tornou-se importante ferramenta da sociedade civil do município que está estruturada para formar cidadãos comprometidos com a cidade, preparados para construir soluções e superar obstáculos.


