Chapadão do Sul/MS

FAKENEWS – Tabela de temporal com ventos de 100 km não foi emitida pelo Cemtec ou Defesa Civil. Mas alerta de temporal ou tempestade de areia permanece

Uma tabela com avisos de alerta para tempestades com ventos superiores a 100 km por hora e possibilidade de granizo tem sido compartilhada em grupo nas redes sociais, como se fosse um aviso feito pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima). Em nota, o Centro e a Defesa Civil negam ter enviado a tabela e afirmam que a fonte é desconhecida.  

Por outro lado, é importante lembrar que parte das informações divulgadas procedem. A previsão aponta que há, sim, previsão de tempestades para o fim de semana em Mato Grosso do Sul. “Não confirmamos a veracidade dos fatos. No entanto, o Cemtec alerta para a probabilidade de tempo severo para o final de semana no estado do Mato Grosso do Sul”, reforçou.

Segundo os meteorologistas do Cemtec, a partir da noite de sexta (22) e se estendendo durante todo o final de semana, há probabilidade de chuvas de intensidade de moderada a forte com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento de até 100 km por hora e eventual queda de granizo. O tempo fica severo por conta do deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor.  

“Destaque entre sábado e domingo, com probabilidade para tempo severo, com acumulados de chuvas mais significativos e tempestades no estado”, divulgou. Por fim, o Cemtec recomenda buscar por informações e alertas de previsão do tempo emitidas por órgãos oficiais para evitar a transmissão de fake news nas redes sociais.

Tempestade de areia em MS

A meteorologia do Climatempo aponta possibilidade de ocorrer novo temporal de poeira em Mato Grosso do Sulneste fim de semana. Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.

Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado no domingo, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.

(Com Gabriel Maymone)

Jornal Midiamax

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também