A Sedema (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) – em parceria com a Fundação Chapadão – promoveram o “Dia de Campo Integração Lavoura Pecuária”, com um experimento com 58 variedades de soja. O Evento foi acompanhado por vários produtores da região que foram ver os resultados e o surgimento de nova fronteira agrícola que inclui melhoria de pastagem.
O prefeito Dalmy Crisóstomo esta otimista com os resultados obtidos no município com plantio em solo arenoso com 10% de argila. Algumas variedades já despontam para uma produção acima de 50 sacas na parte baixa do município, onde a pecuária predomina.
A integração lavoura-pecuária surge como uma oportunidade de produção e renda para o produtor rural. O projeto foi iniciado em 2019, onde foi plantado cinco variedades. Em 2020 a propriedade recebeu 25 tipos e no final de 2021 mais 58 experimentos. A safra 20/21 trouxe um resultado que superou as expectativas com 40 sacas por hectare, alterando o perfil do agronegócio de Alcinópolis cuja aptidão se mostra positiva para o grão.
A colheita desse ano gera expectativa e a certeza de que novos tempos para o agro de Alcinópolis já começou. Bruna Barbosa, Secretária de Desenvolvimento agradeceu a todos os presentes no Dia de Campo e enfatizou que o Projeto está no terceiro ano e vem trazendo resultados positivos. (Fonte ocorreionws.com.br)