O Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) efetuou a prisão em flagrante de envolvido em estelionatos praticado em Campo Grande. A modalidade de crime poderia ter sido praticada em qualquer cidade do Estado por a metodologia é a mesma. Uma idosa de 73 anos recebeu um telefonema dizendo que seu cartão teria sido clonado e por meio dele realizados gastos diversos indevidamente.
Em seguida foi solicitado a vítima que telefonasse para o número no verso do cartão e pedisse o bloqueio e a expedição de um novo. A vítima então desligou o telefone e acionou a operadora do cartão sem perceber que o criminoso permaneceu na linha. Ao terminar a discagem foi ludibriada pelo autor que se passou pelo atendente, levando a vitima idosa a erro.
O criminoso conseguiu coletar os dados pessoais da idosa bem como os de seu cartão. A seguir informou que uma pessoa do banco buscaria o cartão em sua residência, chegando a orientar na ligação a vítima que escrevesse uma carta de solicitação de reembolso dos supostos gastos indevidos.
Uma criminosa se dirigiu momentos depois até o endereço da vítima para buscar o cartão, momento em que os filhos perceberam que se tratava de um golpe e acionaram os policiais do DRACCO. A mulher, ao ser entrevistada, confessou participação no crime, que denota fortes indícios de delito praticado por meio de associação criminosa. Com a autora presa em flagrante ainda foram apreendidos outros dois cartões de outras vítimas.
A conduzida foi levada ao DRACCO onde foi autuada em flagrante. A Polícia Civil solicita que vítimas desses golpes ou assemelhados procurem a delegacia mais próxima para registro e providências de polícia judiciária. Orienta sobre cautelas e orientações aos familiares, especialmente idosos, para que não sejam vítimas desse crime tão frequente.