Mais uma vítima de crime de Estelionato virtual registrou queixa na Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul. A vítima ficou sabendo que seu nome tinha sido usado indevidamente após uma advogada entrar em contato com advertência de ação movida pelo cliente pela inadimplência no pagamento de uma bicicleta no site Enjoei por cerca de R$. 2.200,00.
A vítima ficou surpreso com a situação porque nunca ouviu falar no site citado, nem recebeu valores mencionados pela suposta advogada ou realizou qualquer cadastro na plataforma. Alguém deve ter usado os dados bancários e cadastrais em seu nome e cometido o crime. Fontes policiais alertam que o acesso em páginas falsas ou sem a devida segurança podem abastecer o crime organizado de dados que serão usados em crimes pela internet.
DICAS DE SEGURANÇA NA INTERNET
1. Investigue o site antes de inserir os dados
O primeiro e principal sinal para saber se um site é seguro é observar se ele possui o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer). Para isso, basta observar a url (endereço do site) e garantir que ela possui o formato HTTPS e se a barra de busca exibe o ícone de um cadeado para sinalizar que o site é seguro, conforme exemplo abaixo:
Ao clicar no ícone do cadeado, é possível acessar informações sobre o certificado de segurança e garantir a autenticidade do site. Além disso, o certificado garante que toda informação trocada é criptografada, ou seja, fica protegida do acesso de terceiros.
Outra recomendação é validar a reputação do site em plataformas de apoio ao consumidor como o Reclame Aqui. Já em sites de compras independentes, leia os reviews de outros compradores e sempre faça a compra usando a plataforma, nunca “por fora”.
2. Desconfie de ofertas boas demais
Inicialmente, desconfie de ofertas muito abaixo do valor de mercado e que se dizem imperdíveis (como muito acontece na black friday).
Outro ponto importante é atentar-se às tentativas de phishing, prática que tenta confundir o usuário e faz com que ele, sem perceber, forneça dados pessoais (como documentos e senhas) para o fraudador, que se passa pela empresa sem autorização. Lembre-se de que empresas idôneas não solicitam senhas de acesso e dados dos seus clientes por canais não oficiais.
3. Fique atento a suas senhas
Com tantas informações para lembrar, muitas pessoas optam por usar a mesma senha para diversos serviços. No entanto, essa prática não é recomendada. Isso porque, caso o fraudador descubra essa senha, ele pode ter acesso a todas as suas contas pessoais de uma só vez.
Para evitar que isso ocorra, utilize senhas diferentes e para não esquecer guarde-as anotadas em um local seguro. Além disso, ao escolher suas senhas, certifique-se de que elas sejam fortes, contendo números, letras e caracteres especiais, se for possível. Evite datas de aniversário ou números sequenciais que são facilmente descobertos.
4. Mantenha um antivírus atualizado
O antivírus é um importante aliado da segurança na internet. Existem opções pagas e gratuitas que podem identificar ameaças durante a navegação ou mesmo bloquear o acesso a sites suspeitos.
Outra dica importante é não realizar downloads de fontes desconhecidas. Sempre que decidir baixar um aplicativo ou arquivo, certifique-se de que trata-se de uma fonte confiável.
5. Evite exposição excessiva nas redes sociais
Além de garantir entretenimento, as redes sociais são excelentes ferramentas para vendas online e para iniciar a presença digital do seu negócio. No entanto, quando usadas de forma inadequada elas podem ser fontes valiosas de informação para pessoas mal-intencionadas.
Portanto, redobre a atenção com o conteúdo postado. Evite fazer publicações que revelam detalhes sobre a sua intimidade e da sua família.. Vale também “fazer uma limpa” na lista de seguidores ou amigos e se certificar de que o perfil é acompanhado apenas por pessoas confiáveis.