Chapadão do Sul/MS

ESTAÇÃO de chuvas dá lugar à estiagem com baixa drástica da umidade e risco de incêndios em Chapadão do Sul e região

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A

      Não há previsão de chuvas para julho em Chapadão do Sul.  Este mês não chove mais nesta região segundo o professor Natálio Abrhão do centro meteorologia da Uniderp. A umidade vai baixar drasticamente que pode incentivar queimadas nas áreas onde foram colhida a safrinha.

Em junho deste ano o Assentamento Aroeira recebeu um importante treinamento de Combate a Incêndio em Áreas Rurais promovido pela prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O curso contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, reunindo produtores rurais e moradores locais em uma capacitação teórica e prática sobre prevenção e controle de Incêndios florestais.

Com o avanço do período de estiagem, a preocupação com os incêndios florestais aumenta. Pensando nisso, o treinamento teve como foco preparar os produtores para agir de forma preventiva e segura em situações de risco, além de capacitá-los a atuar de maneira eficaz em primeiros combates até a chegada das autoridades competentes.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam sobre:

•Conceitos de incêndio florestal, suas causas (naturais e humanas) e formas de propagação;

•Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e organização de brigadas comunitárias;

• Uso correto de ferramentas e equipamentos de combate, como abafadores, sopradores, bombas costais e equipamentos de proteção individual (EPIs);

• Construção de aceiros, técnicas de queima controlada e métodos de combate direto e indireto ao fogo;

• Primeiros socorros e noções de segurança pessoal durante ações de combate a incêndios;

•Legislação ambiental e penalidades previstas para crimes ambientais relacionados ao uso inadequado do fogo.

O curso foi ministrado por bombeiros experientes, que atuam na linha de frente do combate aos incêndios florestais em todo o estado. Estiveram presentes:

•             2º Sargento Cleber Louveira

•             Cabo Jean Carlo Lopes da Silva

•             Cabo Rodrigo Rocha Arce

Os profissionais compartilharam seus conhecimentos com base em experiências reais e nas diretrizes do Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo (PEMIF), reforçando a importância da atuação comunitária e organizada na preservação ambiental. A prefeitura agradece ao Corpo de Bombeiros pela capacitação de excelência, e aos produtores rurais e moradores do Assentamento Aroeira pela participação. Com ações como essa, o município continua a mostrar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a segurança das suas comunidades rurais.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também