Chapadão do Sul/MS

EMPINAR motos em via pública é crime? Policia Militar prende jovem em Chapadão do Sul

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/EcjdxwK4hNoL3ekYjD3MJL

       A Polícia Militar prendeu um jovem que fazia manobras perigosas (Empinando) na Avenida Mato Grosso do Sul na madrugada de hoje, em Chapadão do Sul.  Quando o condutor percebeu a presença da viatura decidiu fugir da abordagem, desobedecendo às ordens de parada.  Pilotou na contramão com os PMs fazendo o acompanhamento  tático. Acabou alcançado. Nada de ilícito foi encontrado com o jovem que foi encaminhado à Delegacia da Polícia.

A motocicleta  acabou removida ao pátio do Detran. A ocorrência foi registrada como  Direção Perigosa de Veículo na Via Pública. Esta modalidade de pilotagem deve ser feita em locais apropriados como pistas de corrida em circuitos fechados, sem a possibilidade  de ferimentos em pedestres, ciclistas e  motoristas no trânsito de vias urbanas.

EMPINAR moto na via urbana é crime de trânsito

       Nos dias atuais alguns vídeos da prática de empinar a moto – ou “dar grau”, como é popularmente conhecida a atividade na internet – ganharam força nas redes sociais. A partir disso, uma série de tutoriais passaram a surgir em sites como o Youtube. Esses tutoriais, no entanto, deixam de lado um detalhe importante: empinar moto é crime. lém disso, acima de tudo, é também uma prática extremamente perigosa para todos os envolvidos.  

Por que empinar moto é crime?

Pense bem, quando uma certa prática acaba colocando em risco uma parcela da sociedade, é justo que essa atividade seja legalizada?

Se a resposta na sua mente nesse momento for “não”, então você está correto. E é justamente esse o caso do empinamento de moto.

Quando um motociclista empina uma moto, ele coloca em risco não só a sua própria integridade física, como também a de outras pessoas ao seu redor.

Isso ocorre porque a instabilidade em cima de uma única roda aumenta as chances de queda. E as quedas têm a capacidade de proporcionar um “efeito dominó” no trânsito. 

Esse tipo de efeito acontece quando um acidente inicial gera mais acidentes em sequência nas redondezas. Algo que é muito bem exemplificado pelos engavetamentos.

Dessa forma, empinar moto acaba sendo uma prática proibida justamente por colocar em risco a segurança no trânsito de um grande número de pessoas.

Os riscos dessa prática

Em caso de erros, todo o peso da moto pode acabar se chocando com o corpo do motociclista em eventuais quedas.

Além disso, a possibilidade de um choque de cabeça no chão é também grande. Principalmente por conta da posição de equilíbrio da moto que deixa o corpo do motoqueiro mais próximo ao asfalto.

Por fim, o risco de lesões mais sérias na coluna vertebral também existe e não pode, de maneira alguma, ser ignorado.

Fonte https://www.autoescolaonline.net/

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também