O modal aéreo do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) localizou e apreendeu uma aeronave oculta em mata fechada após queda na região do Paiaguás no pantanal sul-mato-grossense. A unidade especial da Polícia Civil vem realizando excelente trabalho de investigação e repressão ao narcotráfico “doméstico” e o internacional que usa o espaço aéreo de MS para o transporte de carregamentos de cocaína a grandes centros brasileiros. O Dracco está sob o comando da delegada Ana Cláudia Medina, cujo trabalho tem reconhecimento na Europa e Estados Unidos.
Durante a operação a Seção de Operações Aéreas do DRACCO constatou-se que a aeronave BEECH AIRCRAFT, modelo 58, prefixo PT-OCR, estava sob Ordem Judicial de Sequestro datada de 13 de fevereiro de 2020. A decisão foi subscrita pela Juíza Federal Substituta da 1ª Vara Federal de Itajaí – Seção Judiciária de Santa Catarina – TRF 4ª Região após operação da PF daquele estado.
A PF de Santa Catarina investigava a ação de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e armas vindos da Bolívia. Os criminosos utilizavam a região portuária para remessa do entorpecente ao exterior.
A área onde o Dracco localizou o avião servia de base de apoio ao narcotráfico com estrutura para pousos e decolagens de aeronaves na clandestinidade. Os veículos eram reabastecidos, recebiam manutenção e seguiam as viagens. Também era utilizada para armazenamento de drogas numa estrutura dissimulada para despachos por via aérea.
A aeronave apreendida com restrição judicial continuava em busca por não ter sido localizada para apreensão na operação desencadeada em fevereiro de 2020. O prejuízo ao crime organizado foi de R$ 1,5 milhão.
