As pessoas que chegam de outros estados e até mesmo as que moram em Chapadão do Sul são conhecedores do perfil solidário da sociedade local. A assistência social recebe vários pedidos diários de cesta básica e outros benefícios daqueles que migram em busca de uma vida melhor e de oportunidades no município. Apesar disso, alguns que recebem ajuda pública ou da sociedade estão trocando gêneros alimentícios por drogas em bocas de fumo. Neste final de semana a Polícia Militar prendeu um homem e uma mulher em momentos diferentes, mas nas mesmas circunstâncias, fazendo troca de alimentos por drogas.
O primeiro a ser preso foi um homem adulto, na faixa dos 30 anos, que circula pelos bairros e área central da cidade com uma nota impressa de Pedido de Ajuda. O texto destaca que ele passa por dificuldades e precisa alimentar a família. Segundo fontes policiais o rapaz acabou preso com uma sacola com gêneros alimentícios nas proximidades de uma boca de fumo. Estes pedintes também recebem dinheiro de pessoas de boa fé da cidade.
Já a mulher é vista constantemente na frente da lotérica e supermercados e sempre consegue comida e dinheiro que posteriormente são trocados por drogas. São pessoas que precisam ser ajudadas com tratamento ou alguma assistência, mas acabam recebendo donativos que poderiam ser direcionados às pessoas que realmente necessitam