A música não faz bem apenas para elevar o estado anímico das pessoas, mas pode ser ferramenta importante para o aprendizado de idiomas, principalmente o Inglês. A vereadora Alline Tontini fez uma indicação interessante neste sentido para a criação de um Projeto – nos moldes do Música e Arte – voltado á criação de uma Escola Pública de Línguas Estrangeiras voltada aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. A música motiva, melhora o dia também ajudar a aprender inglês.
As vantagens de aprender através da música
Quando gostamos de uma música, sentimos que podemos ouvi-la repetidas vezes, sem nunca nos cansarmos. Ou então, ouvimos uma música tantas vezes que chegamos a decorá-la. É justamente por isso que aprender com músicas é tão vantajoso. Por ouvirmos tantas vezes e por prestarmos muita atenção na letra da música, fica mais fácil memorizar palavras, frases e estruturas.
Nosso cérebro se encanta com o ritmo, o tom e a batida; cabe ao aluno associar a essa memória a letra e o significado. Isso quer dizer que devemos ouvir de forma ativa, estudar a letra, saber o que cada frase significa. É normal encontrarmos gírias em músicas, por isso não se surpreenda e entenda que esse tipo de fala tem seu contexto, mas não se aplica à língua formal.
A música ajuda o aluno a familiarizar-se com o som do idioma. Ela treina nosso listening (ouvindo), a habilidade de compreender , mas também pode influenciar o nosso speaking (falando). Para isso, o aluno deve praticar cantando a música. Não se preocupe tanto em ser afinado, isso não faz diferença para o objetivo.
O importante é que você pronuncie as palavras de forma correta, imitando a mesma pronúncia que ouve na música. Esse tipo de exercício ajuda a decorar a pronúncia correta e treina o músculo da face. Essa memória muscular faz com que o mesmo movimento e, nesse caso, a pronúncia se tornem automáticos.
(redação e https://challengecentrodeidiomas.com.br/) (Foto Veja)