O desperdício de recursos públicos na compra de medicamentos é coisa do passado em Costa Rica após a criação de uma comissão de profissionais da saúde para tratar deste importante setor. Neste ano tudo foi padronizado no estoque da Farmácia Municipal, desde a aquisição de uma simples agulha até os remédios de custo elevado. Agora as compras são feitas dentro da realidade do município com os medicamentos mais prescritos por médicos e usados pela população. Uma nova política de descartes de produtos com data de validade vencida também foi implantada no município, assim como a doação daqueles que ainda podem ser aproveitados. Cada posto de saúde conta com um farmacêutico responsável por este controle.
A farmacêutica Jamile Brandi Carrijo – Coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal – é a técnica á frente desta importante iniciativa de gestão na saúde pública de Costa Rica. Como a prestação de contas do governo anterior estava em aberta foi necessário uma reorganização total do setor para recomeçar as licitações. Todas as compras – desde uma simples agulha – serão feitas mediante licitação e controle. Jamile Carrijo é responsável por um avlor considerável em medicamentos no estoque. A foto principal destaca a mobilização sobre a instalação dos coletores de medicamentos nos postos .
A comissão montada por Jamile para gerir a Assistência Farmacêutica Municipal conta com dois médicos especialistas (ortopedista e pediatra) e médicos que atuam nos postos de saúde a atenção básica que participam da elaboração e controle dos medicamentos usados na Rede Municipal em Costa Rica.
Antigamente a relação de remédios estaduais da Farmácia Municipal era apenas copiado. Hoje a comissão elabora uma lista com os remédios mais prescritos à população para evitar desperdícios. Além da colocação de um farmacêutico em cada posto a novo política de gestão de medicamentos acompanha desde o recebimento atá à distribuição dos remédios.
Além de encerrar o ciclo de compras desnecessárias, os medicamentos são comprados e distribuídos de forma mais organizado. Até mesmo os descartes ganharam importância no processo de planejamento da comissão. Cada posto ganhou uma lixeira ao recebimento de produtos que não podem ser mais utilizados por perda de validade e aqueles que serão doados á outras pessoas