Chapadão do Sul/MS

DIA NACIONAL ao Combate à Violência Sexual é lembrado em Chapadão do Sul com distribuição de panfletos educativos

Funcionárias da secretaria de Assistência Social de Chapadão do Sul estão entregando panfletos educativos para lembrar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à  Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” no município. O slogan deste ano é “Esquecer é permitir, lembrar é combater”. Par denunciar basta ligar do Disk 100.

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada. Acabou drogada e assassinada numa orgia inimaginável para uma criança. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra criança e adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes na luta pelo fim da violência sexual.

O que é violência sexual?

É uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas:

-Abuso sexual e Exploração sexual

A violência sexual, abuso sexual ou exploração, pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre a vítima e agressor e extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima.

Abuso sexual

É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente para prática de qualquer ato de natureza sexual.

Exploração sexual

A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

COMO DENUNCIAR em Chapadão do Sul (67) 35622828 (Assistência Social)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também