Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
A data foi comemorada ontem (15 de maio), mas estes profissionais são importantes todos os dias. Na foto principal não estão todas as Assistentes Sociais de Chapadão do Sul que atuam em diversos setores da municipalidade, iniciativa privada, entidades e no Forum. Todas dedicam suas vidas em transformar realidades e construir um mundo mais justo e igualitário. A imagem é do Café da Manhã do café oferecido pela Secretária de Assistência Social, Maria das Dores Zocal Krug.
A Assistente Social faz a diferença todos os dias, enfrentando desafios e construindo pontes para um futuro melhor. Dedica-se na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. É um membro ativo na luta pelos direitos humanos.
Todas colaboram para construir um bom ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializaram (fazendo o curso de ensino superior em Serviço Sociail) em construir políticas sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.
PRIMEIRA Assistente Social no Brasil

Maria Josephina Rabello Albano fez parte da primeira turma de Serviço Social criada no Brasil, pelo Instituto Social, em agosto de 1940.
Morreu em 1995, deixando importante contribuição para o Serviço Social, no Brasil e na América Latina. Em 1996, o Conselho Regional de Serviço Social deu á sua biblioteca o nome da assistente social que foi a primeira presidente deste Conselho, entre 1963 e 1966.
Em 1995, o CRESS preparou o vídeo “Estórias de Quem Faz História”, em comemoração ao Dia do Assistente Social. Josephina Albano, em seu depoimento, avalia: “fazer Serviço Social, hoje? Haja coragem!… No passado era o desafio de enfrentar/criar o mercado de trabalho… No presente é o desafio da luta contra a barbárie social e pela afirmação de valores humanistas e democráticos”.
Ao longo de sua vida profissional combinou a docência com o trabalho social, hora em contato direto com a população, hora ocupando cargos de direção, planejamento, orientação e consultoria. Circulou por áreas bastante diversas, desde a proteção da criança – no início de sua carreira – até planejamento urbano, passando pelo Serviço Social em empresas e no meio rural. (redação e cressrj.org.br)