Chapadão do Sul/MS

DESCARTE de lixo em terreno do vizinho ou matagal em lotes baldios irritam moradores e aumenta o trabalho dos fiscais de Posturas  em Chapadão do Sul

https://chat.whatsapp.com/HTjjomhWboSBlvkO0n6A5D

Ou ligue na Ouvidoria Municipal   0800 647 0162.

        O Grupo Vigilantes da Limpeza segue recebendo fotos enviadas por cidadãos reclamando de terrenos baldios com muito mato. Um dos registros foi de um proprietário que mantém seus dois lotes impecáveis, mas a vizinhança teima em colocar lixo neles. Ele sempre contrata  o serviço de limpeza para a remoção dos descartes irregulares feitos em sua propriedade. No último trabalho os funcionários usaram uma pá carregadeira para o recolhimento, mas enterraram inadequadamente o lixo no próprio terreno.

Os endereços das fotos enviadas são

Avenida Tocantins / Rua Pará / Avenida Mato Grosso do Sul / a P9 com a P8 (Planalto) / Aparecida do Taboado com a Mato Grosso / Rua Cassilândia perto da Maria Manicure

Este cidadão voltou ao local, desenterrou os entulhos e colocou os galhos de árvores na frente da casa da pessoa que tinha usado seu pátio como depósito. O comportamento de civilidade e cidadania ainda é um assunto a ser formatado em Chapadão do Sul porque alguns colaboram  e outros usam ruas e avenidas como lixeira.

As imagens que chegam pelo grupo de Whatasapp Vigilantes da Limpeza são enviadas para o Setor de  Fiscalização e Postura da prefeitura de Chapadão do Sul que  vão ao local e autuam os proprietários. Algumas das áreas enviadas já receberam a visita dos fiscais mas – anualmente – são sempre os mesmos endereços.

O Setor de Fiscalização e Posturas da prefeitura de Chapadão do Sul aplicou cerca e 200 multas (notificações) em 2021. Somente no início de janeiro mais de 30 novas atuações foram feitas  e aguardam o prazo de tramitação. Os funcionários estão tendo trabalho dobrado e percorrem diariamente todos os bairros da cidade em busca deste tipo de irregularidade que deixa a cidade feia, causa infestação de animais peçonhentos e tornam-se focos de proliferação do mosquito da dengue. Muitas pessoas morrem com doenças causadas por mosquitos, principalmente a dengue hemorrágica.

Os proprietários são  obrigados em manter a limpeza de áreas particulares. Não é um serviço da municipalidade. No mesmo patamar de exigência urbanística estão a construção de muros e calçadas. Neste caso – além da estética – vem a acessibilidade e mobilidade urbana.

Os cidadãos também podem ligar para a Ouvidoria Municipal e indicar lotes que estão em condições de abandono. Os fiscais notificam ou multam conforme a situação. O telefone é 0800 647 01020 e todas as ligações são gratuitas com sigilo mantido (foto ilustração)

https://chat.whatsapp.com/HTjjomhWboSBlvkO0n6A5D

Ou ligue na Ouvidoria Municipal   0800 647 0162.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também