Chapadão do Sul/MS

CRIMES Virtuais viralizam em Chapadão do Sul. Veja como proteger o acesso ao Facebook e Instagram

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

          Boletins de Ocorrência por crimes virtuais  tonaram-se corriqueiros na Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul. O prejuízo é vultoso aos cidadãos. Tem registros de valores consideráveis aplicados por estelionatários  com centenas de variações como a “Gosta do Face”, nudes, falsos advogados, pedidos de PIX em profusão, abertura de links maliciosos, entre outros. Trouxemos algumas dicas para elevar o nível de segurança do Facebook e Instagram e evitar dores de cabeça nestes perfis.

FACEBOOK

Se você proteger a sua conta do Facebook adequadamente, é bem difícil alguém invadir o seu perfil. Normalmente, os hackers conseguem acesso a uma conta porque a senha é fácil, foi usada em outro serviço, ou algum aplicativo malicioso está conectado á sua conta com permissão de acessar seu perfil e mensagens.

1. Crie uma senha forte

Um dos requisitos básicos para uma conta segura é ter uma senha forte  (usar maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais)  

2. Claro, não compartilhe-a com ninguém

É uma dica óbvia, mas vale lembrar: não distribua sua senha do Facebook para amigos ou até mesmo para pessoas muito próximas. A sua conta é pessoal e quanto mais gente souber como entrar, mais fácil é da senha parar onde não deve.

3. Ative a autenticação de dois fatores

Nós já mostramos neste post como ativar a verificação de duas etapas nos principais sites que você usa — e o Facebook não é uma exceção.  Obriga que você digite uma senha adicional de seis números para acessar a conta — a senha principal não é suficiente.   

4. Saia do Facebook em computadores públicos

Outra dica que até o Facebook sempre fala: se você for acessar a rede social em um computador que não seja o seu próprio, é muito importante que você faça logout (clique em Sair) quando não for mais usar a conta.  

5. Veja onde a sua conta está logada

Para ter certeza que você não esqueceu o Facebook aberto em nenhum lugar, entre nesta página (Configurações > Segurança e login) e clique em Ver mais abaixo de “Onde você se conectou”.   

6. Veja quais apps controlam a sua conta

Nesta página, você consegue ver os aplicativos que conectou ao Facebook e as permissões que foram concedidas a eles, além de sites que você fez login com a conta da rede social.   

7. Receba alertas de login

Outra opção na página de Segurança e login é receber alertas quando uma pessoa entra na sua conta. Para ativá-la, clique na opção e selecione onde você quer receber notificações:

8. Escolha amigos de confiança

A rede social oferece uma opção de você escolher entre 3 e 5 amigos para ficarem cada um com um código de segurança diferente. Assim, se você perder acesso à conta, pode pedir o código para eles e conseguir acessar seu perfil mesmo que alguém tenha mudado a senha.

9. Cuidado com extensões

Por fim, é bom dar uma olhada nas extensões do seu navegador ou procurar por programas mal-intencionados que podem existir no seu computador. Pode ser alguma aplicação local que está modificando o conteúdo do Facebook ou enviando mensagens sem a sua permissão. Vale conferir.

INSTAGRAM

Atualize o telefone e email: o email e o telefone associados ao dispositivo devem estar atualizados. Dessa forma, se algo acontecer com a sua conta, poderemos entrar em contato com você. Essas ações permitem que você recupere sua conta mesmo que as informações tenham sido alteradas por um hacker. Para obter mais informações, visite a Central de Ajuda

O Instagram nunca enviará uma mensagem direta para você: nos últimos meses, percebemos um aumento na quantidade de contas mal-intencionadas enviando mensagens diretas para as pessoas, com o objetivo de acessar informações confidenciais, como senhas de contas. Nas mensagens, elas podem dizer que sua conta corre risco de ser banida, que você está violando nossas políticas sobre propriedade intelectual ou que suas fotos estão sendo compartilhadas em outro lugar.

Essas mensagens costumam ser golpes e violam nossas políticas. O Instagram nunca enviará uma mensagem direta para você. Quando descobrimos esses tipos de golpes, tomamos medidas para impedi-los. No entanto, também incentivamos você a denunciar o conteúdo e bloquear a conta. Nos últimos dois meses, exibimos avisos na parte superior da Caixa de Entrada para informar às pessoas sobre essas mensagens.

 Se o Instagram precisar entrar em contato com você para falar sobre a sua conta, faremos isso por meio da aba “Emails do Instagram” nas suas configurações. Esse é o único lugar em que você encontrará comunicação direta e autêntica feita por nós no app. Para obter mais informações, visite nossa Central de Ajuda Foto de capa youtube.com)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também