Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
A aulas de natação da Escola H2o retornarão dia 6/01. Os pais poderão agendar os horários pelo fone (67) 999418482. Atende crianças de 6 meses a 12 anos, com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção), com Síndrome de Down e crianças em geral.
Atendimento em grupo e personalizado
Os benefícios da natação infantil são inúmeros. Diversos estudos já destacaram que o esporte não traz apenas a vantagem de aprender a nadar, mas também contribui para o processo evolutivo psicomorfológico da criança, auxiliando no desenvolvimento da psicomotricidade e reforçando o início de sua personalidade.
Qual é a idade ideal para começar a nadar?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as atividades da natação devem ser aplicadas conforme a faixa etária de cada aluno. O mais indicado é que as crianças iniciem o contato com a água a partir do sexto mês de vida.
Primeira fase (06 meses aos 02 anos): período de adaptação da criança com a água. A medida que o bebê avança nos exercícios, é possível aumentar a intensidade, com exercícios de respirar embaixo d’água;
Segunda fase (03 aos 04 anos): o instrutor de natação ensina o pequeno a ir de um ponto para o outro. Nessa fase, o aluno começa a nadar, no entanto, o processo é feito somente em “linha reta”;
Terceira fase (05 aos 06 anos): as crianças aprendem diversos tipos de nado. Nesse período, o professor também mostra as movimentações do braço e a respiração lateral;
Quarta fase (07 aos 12 anos): a criança aprende vários tipos de nado, entre os quais: costas e borboletas.
Quais são os benefícios da natação infantil?
A natação é um dos esportes mais completos para as crianças, trazendo diversas vantagens para os pequenos.
1. Estimula o desenvolvimento psicomotor
A natação é um esporte que exige movimentos coordenados dos braços, pernas, cabeça e tronco. Ela contribui para a evolução do equilíbrio, da agilidade e coordenação motora.
Para que a criança execute as atividades de maneira correta e conquiste os benefícios da natação infantil, ela precisa ter uma boa percepção de espaço e tempo, o que será possível adquirir com a prática.
2. Previne e combate a obesidade
O esporte também ajuda na prevenção e no combate da obesidade. Ele trabalha diversas partes do corpo e não gera grandes impactos nas articulações como em outras atividades. Além disso, a natação agrada muito os pequenos por ser uma atividade física lúdica e divertida.
3. Fortalece a capacidade cardiorrespiratória
Ao praticar a natação, a criança aprende técnicas que ajudam a controlar a respiração. Esses exercícios fortalecem o diafragma e a capacidade cardiorrespiratória dos pequenos.
4. Estimula o tônus muscular
A possibilidade de estimular o tônus muscular não pode ficar de fora da nossa lista de benefícios da natação infantil. Esse esporte tem o poder de trabalhar todos os músculos do corpo. Ele auxilia no desenvolvimento muscular, melhora a postura da criança, ajuda no ganho de resistência e tonifica os músculos, principalmente os braços e as costas.
5. Previne acidentes
Outro benefício importante da natação para as crianças é a prevenção de acidentes. Nas aulas, o pequeno aprende como se comportar nos ambientes aquáticos. E, em casos de possíveis acidentes, ele consegue boiar, controlar a respiração ou chegar até uma parte mais rasa.
Porém, vale ressaltar que, mesmo sabendo nadar, não é recomendado deixar as crianças sem a supervisão de um adulto em ambientes aquáticos.
6. Sono mais tranquilo
As crianças precisam ter uma boa qualidade de sono para se desenvolverem da melhor forma. Como a infância é o período que mais se aprende, o cérebro necessita de um tempo maior de descanso.
Dessa forma, a natação é uma ótima alternativa para que a criança durma com qualidade, uma vez que é uma atividade complexa e exige bastante energia dos pequenos.
7. Ajuda na socialização
O exercício da natação, geralmente, é feito em grupo, o que facilita a socialização das crianças. Nas aulas, elas conhecem outros alunos e criam novas amizades.
A socialização faz com que o pequeno aprenda regras de convivência como respeitar o próximo, dividir, saber esperar a sua vez e lidar com possíveis frustrações. (redação e metodologiagb.com.br)