Chapadão do Sul/MS

Costa Rica confirma que não aplicou doses vencidas de AstraZeneca à população. Cidades do Bolsão não foram afetadas.

      A Secretaria de Saúde de Costa Rica confirmou que o lote nº 4120Z005 com 160 doses chegou na cidade no dia 24 de janeiro de 2021 e foi completamente aplicado em profissionais da saúde da linha de frente três dias depois, ou seja, no dia 27 de janeiro de 2021.

Segundo o secretário, a data de vencimento do lote seria em 14 de abril de 2021, quase três meses depois de ter sido aplicado. “Todo lote recebido não fica esperando na geladeira, vai direto para o braço, seguimos firme neste propósito”, esclareceu o secretário, Jesus Queiróz Baird.

Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal aponta que ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.   

 A Folha de São Paulo divulgou que 211 pessoas foram vacinadas com doses vencidas da AstraZeneca em Mato Grosso do Sul. Sonora foi o município que mais usou doses vencidas no Estado. Pelo menos 68 pessoas recebem  AstraZeneca na unidade básica de saúde local.   

Em nota, a SES alegou que o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) computa uma dose pelos dados de lançamento no sistema e não pelos dados de aplicação. “Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o início realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação. Também foi relatado por municípios oscilação do Sistema do SI-PNI, não sendo possível o lançamento no sistema de dados da aplicação. “, diz a nota.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também