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Como será a volta às aulas sem celular em Chapadão do Sul? Professores de alguns estados encaram o tema como desafio extra em 2025. A proibição do uso de aparelhos eletrônicos, especialmente celulares, durante toda a permanência no ambiente escolar – incluindo intervalos – objetiva melhorar o desempenho. No MS Chapadão do Sul é pioneira em propor e tornar lei a medida. Logo a seguir o Governo do Estado e o Federal seguiram o mesmo caminho.
Os eletrônicos só podem ser utilizados para atividades pedagógicas, quando solicitado pelos professores; por motivos de saúde, mediante comprovação médica; ou para garantir acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência ou dificuldade de aprendizagem.
Na teoria, a medida só vale para os alunos. Contudo, colégios da capital paulista têm orientado docentes e demais funcionários a também seguirem a regra, para servir de exemplo aos estudantes.
Resultados em São Paulo
Professores e gestores relataram um cenário “surpreendentemente positivo” nos primeiros dias de aula. Apreensivos, eles temiam que alunos tivessem crises de ansiedade devido à falta de acesso aos aparelhos, o que ainda não se mostrou uma realidade;
Os alunos entendem e já começaram a perceber os benefícios da proibição dentro de sala de aula, mas questionam a extensão da medida para os momentos de descanso, especialmente os mais novos, do 6º a 9º ano, que não veem diferença entre interagir com os colegas por meio das telas e presencialmente;
Jogos de carta, de tabuleiro, livros e esportes têm ajudado na distração durante os intervalos. Por isso, as escolas planejam aumentar a oferta de atividades. Alguns estudantes relatam tédio, enquanto outros já quebram a cabeça para planejar novos passatempos;
Os alunos sentem falta de ver a hora no celular, mesmo havendo sinais sonoros para indicar as trocas de aula. Com isso, alguns investiram em relógios de pulso (sem acesso à internet), enquanto outros se uniram para pedir que suas escolas instalem relógios com visor eletrônico dentro das salas de aula. (foto google)
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