Começou hoje a Feira Municipal de Ciência e Tecnologia em Chapadão do Sul e se estenderá até o dia 22 de outubro durante a parte da manhã, das 09h às 11h, no C.E.E.P.E Arlindo Neckel, localizado na Avenida Paraná, 2390, Bairro Sibipiruna. O objetivo da feira é popularizar a ciência para os estudantes da educação básica.
Todos os alunos da rede municipal irão apresentar vários projetos para toda a população sul-chapadense como a arte rupestre na região de Chapadão do Sul, até o uso da prótese 3D para o uso na medicina. O evento tem a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, FETEC, Prefeitura de Chapadão do Sul, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e da Secretaria Estadual de Educação. (Foto ilustração / impressora 3D)
IMPRESSORA 3D – A tecnologia segue em crescimento exponencial atingindo diversas áreas, e novidades surgem a todo o momento, como os benefícios da medicina em impressão 3D, desafiando o que parecia impossível até pouco tempo atrás!
É isso mesmo!
Nesse contexto, as impressoras 3D vem se destacando no cenário da saúde, ganhando espaço pela sua multifuncionalidade — sabia que existem, inclusive, diversas aplicações e usos da medicina em impressão 3D?
1- Tecido para vasos sanguíneos
A partir de uma ideia que surgiu na Universidade de Harvard, pesquisadores estão criando um modelo 3D que pode simular os vasos sanguíneos humanos, já pensou?
Os pesquisadores usaram um bioimpressora 3D para criar um modelo de fibra de agarose (molécula derivada de açúcar) para servir como molde para os vasos sanguíneos.

Embora essa iniciativa ainda não esteja à disposição no mercado, essa novidade já está em fase de testes promissores e deve aparecer nos próximos anos como uma solução para salvar invidas!
Leia também: Impressão 3D salva vidas durante o surto de coronavírus na Itália.
2- Próteses de baixo custo
As próteses não são novidade na medicina, mas o alto custo e baixa possibilidade de personalização tornam-se grandes barreiras para aqueles que possuem poucos recursos.
Porém, com estudos realizados na Universidade de Toronto em parceria com outras empresas, já é possível confeccionar próteses muito mais baratas com a ajuda da impressão 3D!
Além disso, a facilidade de personalização característica desse método de fabricação, contribui para a adaptação de pacientes específicos.
Confira a Programação no banner