Chapadão do Sul/MS

CIDADES do Bolsão não receberam vacinas vencidas. Em MS cerca de 211 pessoas foram imunizadas com AstraZeneca fora do prazo de validade. SES contesta informação

      Levantamento feito pela Folha de São Paulo e divulgado na sexta-feira (2), apontou que 211 pessoas foram vacinadas com doses vencidas da AstraZeneca em Mato Grosso do Sul. Sonora foi o município que mais usou doses vencidas no Estado. Pelo menos 68 pessoas recebem esta  AstraZeneca na unidade básica de saúde local.  

Em Campo Grande 9 pessoas receberam doses da AstraZeneca vencidas. Destas, três foram aplicadas no Hospital da Unimed, duas no Hospital Infantil São Lucas, duas na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Esperança, uma na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caiçara e outra na USF do bairro Estrela Dalva.

Em Sete Quedas mais 30 doses fora do prazo de validade. Conforme o DataSUS, houve vacinação com doses vencidas em Santa Rita do Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Nova Alvorada do Sul, Três Lagoas, Dourados, Brasilândia, Amambaí, Caracol, Costa Rica, Vicentina, Paranaíba, Coxim, Jardim, Itaquiraí, Naviraí, Bataguassu, Mundo Novo, Sidrolândia, Tacuru, Ponta Porã e Inocência.

Os dados compilados das plataformas DataSUS e Sage, do Ministério da Saúde revelaram ainda, que em todo o país, 26 mil pessoas receberam como doses contra uma doença fora do prazo de validade. Entretanto, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), todas as vacinas contra o coronavírus foram aplicadas no prazo de validade em MS.  

Em nota, a SES alegou que o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) computa uma dose pelos dados de lançamento no sistema e não pelos dados de aplicação. “Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o início realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação. Também foi relatado por municípios oscilação do Sistema do SI-PNI, não sendo possível o lançamento no sistema de dados da aplicação. “, diz a nota.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também