Chapadão do Sul/MS

CHAPADÃO do Sul não está entre os municípios reconhecidos na Portaria de emergência por fogo do Governo Federal  

 Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

A Portaria da União reconhece – a partir de hoje (27) – situação de emergência causada por incêndios florestais em 12 cidades de Mato Grosso do Sul. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.  O território de Chapadão do Sul não é marcado por grandes florestas como cidades pantaneiras e de outras regiões. Apesar disso no auge da estação de seca o Corpo de Bombeiros tem trabalho intenso em incêndios em reservas, áreas de APPs, plantações de cana e milho.

 Os municípios incluídos na Portaria são Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Douradina, Dourados, Naviraí, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia.

O fogo é mais intenso neste momento em Corumbá, Naviraí e Porto Murtinho. O Corpo de Bombeiros e brigadistas do Ibama (Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ), além dos de organizações não estatais, estão nas áreas de mata tentando impedir o avanço das chamas.

Em Corumbá, a área queimada já supera o tamanho de cinco cidades de Campo Grande, conforme dados do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O reconhecimento da situação de emergência permite que o Governo Federal envie recursos para o Estado de Mato Grosso do Sul reforçar o combate ao fogo. De acordo com anúncio feito ontem (27), R$ 100 milhões serão liberados para o e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) atuarem nas regiões afetadas.

Decreto estadual – Nesta segunda-feira (24), o governo estadual decretou emergência nos municípios atingidos pelos incêndios florestais, mas sem citar quais. O decreto facilita o acesso a recursos extraordinários para enfrentar a situação, inclusive os que vierem da União. (campograndenews e redação)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também