Chapadão do Sul/MS

CENTRO DE HEMODIÁLISE – Projeto de saúde pública de cunho humanitário em Costa Rica encurtará distâncias e atenderá pacientes das cidades da região e de Goiás

       Os equipamentos já foram adquiridos, a contratação do médico nefrologista e das técnicas de enfermagem encaminhada. O Centro de Homodiálise de Costa Rica será concluído neste ano e acabará definitivamente com as  incansáveis viagens de pacientes que percorrem cerca de 500 quilômetros (ida e volta) até Paranaíba. Mais positivo que esta informação será a ampliação dos atendimentos a pacientes de Chapadão do Sul, Paraiso das Águas, Cassilândia, Chapadão do Céu e Alto Taquari (GO).

Costa Rica também começa a regionalizar os atendimentos médicos. A  pandemia de Covid-19 atrasou a conclusão deste projeto médico de cunho humanitário que vai melhorar sobremaneira a qualidade de vida das  pessoas que precisam viajar longas distâncias até três vezes por semana em busca deste serviço de saúde. A montagem dos equipamentos será a última etapa deste serviço até etão inédito na região.  

Este projeto é marcado por muita expectativa e vem sendo acompanhado – além de Cleverson –  pelo vice-prefeito Roni Cota, do secretário municipal de Saúde Jesus Baird, de Obras Públicas, Penides Garcia, e da diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks Paes Barbosa. Trata-se de um empreendimento que valoriza quem sofre de doenças renais. Quando o prefeito e o vice levantaram esta bandeira pouca gente levou a sério o assunto e alguns setores achavam que o empreendimento seria  economicamente inviável.    

O projeto conta com espaço físico de 282,00 m² incluindo consultório médico, consultório multiprofissional, recepção-atendimento / espera / arquivo / administrativo, sala para tratamento hemodialítico com 8 poltronas, sala de tratamento hemodialitico (paciente com hepatite), sala para recuperação e procedimentos em pacientes, ambientes de apoio (posto de enfermagem, sanitários, DML, sala de utilidades, salas de reuso, sala de tratamento de água).

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também