Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
O comando Geral da Polícia Civil renovou os Termos de Cooperação com prefeituras do interior para o funcionamento da “Sala Lilas”. Costa Rica está entre as cidades contempladas. Foram renovados 17 termos de cooperação. O acordo tem por objetivo a disponibilização de escala de sobreaviso de profissionais do serviço de assistência social das Prefeituras, para fornecer apoio imediato às vítimas de violência nas delegacias.
A Sala Lilás de Costa Rica foi inaugurada em dezembro de 2021 com a presença de diversas autoridades do Município e do Estado. O local oferece atendimento especializado às mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência. O município teve a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, e a Delegacia Geral da Polícia Civil.
Instalada em anexo à Delegacia de Polícia Civil, a Sala Lilás é um local de acolhimento da mulher e criança que passam por qualquer tipo de violência doméstica e com a segurança de que a vítima não ficará em situação de constrangimento, exposta a olhares e comentários de julgamentos. O espaço também está equipado com material pedagógico. Ao chegar à delegacia buscando atendimento, a vítima será direcionada à Sala Lilás, onde é atendida exclusivamente por mulheres e lá fará o registro da sua ocorrência. Também recebe o atendimento psicossocial através da parceria com a Prefeitura Municipal.
Em 2021 o Termo de Cooperação foi assinado entre o Poder Executivo e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Os recursos foram destinados pelo Deputado Antônio Vaz com emenda parlamentar. O município usa a Casa Lilás enquanto não dispõe de Delegacia de Atendimento à Mulher. Este sistema idealizado pela Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança e Adolescente oferece atendimento humanizado, acolhedor e eficiente na apuração de crimes envolvendo mulheres e crianças vítima de violência doméstica e sexual.