Chapadão do Sul/MS

“Casa das Sete Mulheres” em Paraíso das Águas”. Autor da obra inspirou poeta do município que ganhou destaque nacional com o poema “Letícia”

 A relação de Paraiso das Águas com o Sul do Brasil não vai além da presença de imigrantes sulistas na cidade. Já o professor o professor de português e literatura Fernando Rodrigues de Souza (35) conseguiu projetar o município nacionalmente ao ter o poema “Letícia” classificado num certame com 2.344 inscrições em todo o Pais. Ele também destacou o município  na disputada e restrita área cultural. Seu poema fará parte da obra Antologia Poética, Sarau Brasil 2021. O nome  “Letícia” homenageou  a escritora que criou o romance a “Casa das Sete Mulheres”, transformada em minissérie cujo cenário foi ao Sul do Brasil, em 1835, em plena Revolução Farroupilha, comandada pelo General Bento Gonçalves.

Segundo o professor Fernando Rodrigues de Souza o nome de seu poema homenageia Letícia Wierzchowski, a escritora de uma das mais importantes obras transformada em dramartugia com a “Casa das Sete Mulheres”. O trabalho do professor foi criado em 2007 como uma atividade acadêmica. O poema foi reescrito esse ano para a participação no concurso.

A Seleção Poesia Brasileira, Sarau Brasil 2021, recebeu no período de 5 de abril a 5 de agosto de 2021 cerca de  2.344 inscrições de todo o Brasil. Foram selecionadas 250 poesias.A obra de Fernando Rodrigues de Souza  ficou em 13º lugar, com posição de destaque no Sarau Brasil. O professor é “filho de Paraíso das Águas”. Concluiu o ensino médio na escola Kendi Nakai, se formou em curso superior e voltou lecionar na instituição onde sempre estudou.

POEMA  LETÍCIA

Sobre a relva amarela e castigada

Anda livre Letícia, descontente

Com um manto purpúreo e reluzente

Envolve sua pele aveludada;

O sol enamorado, seduzido

Da grande formosura de Letícia

Ordena para o vento, seu criado

Que amores leve e sopre em seus ouvidos;

Assim que ordena o sol, com maestria

Que cumpra o seu decreto, o seu criado,

Surge a noite esperada e finda o dia

Mas como um soberano nunca perde

Mais uma vez virá incandescente

Em busca da donzela que desperte.

CASA DAS SETE MULHERES

No sul do Brasil de 1835, ocorre a Revolução Farroupilha. É nesse cenário que a trama se desenvolve contemplando as perspectivas e vidas de sete mulheres da família do líder dos farrapos, Bento Gonçalves (Werner Schunemann). Dona Caetana (Eliane Giardini) é a esposa de Bento Gonçalves. É uma mulher corajosa e inteligente, que passa a sofrer com os assédios e a obsessão de Bento Manuel (Luís Melo), que jurou conquistá-la, recorrendo as forças ocultas de Teiniaguá (Juliana Paes) para isso.

A tensão e o relacionamento desse triângulo amoroso em muitos momentos definem o rumo da guerra no país. Dona Ana Joaquina (Bete Mendes) e Dona María (Nívea Maria) são as irmãs de Bento Gonçalves. Dona Ana Joaquina é bondosa e é quem acolhe Bento Gonçalves e sua família na Estância. Já Dona María é rude, e fará suas três filhas sofrerem muito por conta de sua rigidez.

 LINK para ler a sinopse completa

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Casa_das_Sete_Mulheres

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também