Chapadão do Sul/MS

CAMINHÃO boiadeiro tomba e motorista é retirado das ferragens no Pouso Alto. Carga exige cuidados adicionais

     Uma carreta carregada de bois tombou na MS 316, próximo ao distrito de Pouso Alto, no município de Paraiso das Aguas. O acidente ocorreu num trecho de pista reta com tombamento no acostamento da rodovia. As causas do acidente não foram reveladas. O motorista ficou preso na cabine da carreta e foi socorrido por moradores e a equipe de saúde de Paraíso das Águas.  O Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul foi acionado e iniciou o retornando à base após comunicado de remoção da vítima e condução ao pronto socorro de Paraiso das Águas.  Não há informações se ocorreram mortes de animais. Vaqueiros de fazendas das proximidades ajudaram na remoção dos animais que ficaram presos na carreta.

Tombamentos de caminhões: tudo o que você precisa saber

Uma das principais causas de danos às cargas e aos veículos é o tombamento de caminhão. Obviamente que nenhum motorista quer passar por essa situação, por isso a melhor coisa a fazer é se prevenir e entender quais os motivos podem levar a esse tipo de acidente. 

Uma coisa é certa: se o motorista bobear o caminhão tomba muito fácil! Simplesmente porque os veículos de carga são altos e estreitos, o que pode acarretar tombamentos mesmo em velocidades baixas. Para se ter uma ideia, alguns caminhões podem tombar com uma velocidade média de apenas 25 km/h. Vamos entender melhor como acontece o tombamento de caminhão?

O motivo do tombamento de caminhão

Esse acidente pode ser explicado pela física: a força gravitacional ou força G. Você provavelmente sabe do que eu estou falando, mas pode não conhecer por esse termo técnico. O tombamento de caminhão acontece pelo deslocamento da força G, ou seja, a força que desloca o veículo do centro de gravidade, e passa a ser a força lateral que empurra as mercadorias para o lado e o motorista para a porta do veículo.

O que a força deslocada faz para acontecer o tombamento de caminhão

A grande vilã dos tombamentos é a velocidade acima da média permitida. E, mesmo em alguns casos em que a velocidade está moderada, ainda pode acontecer tombamento de caminhão em locais mais favoráveis a esse tipo de acidente, como curvas fechadas, rotatórias, alças de acessos e viadutos. Tecnicamente, basta que a aceleração lateral seja capaz de levantar o pneu na curva para o tombamento ser inevitável.

Como evitar o tombamento de caminhão

Para começar é necessário muita atenção na direção. Vamos ver 3 dicas

que podem evitar o tombamento de caminhão:

Velocidade

O ideal é manter sempre a velocidade abaixo de 10 km/h do que indica a sinalização. Assim você coloca em prática o que conhecemos como direção preventiva, ou seja, uma maneira de dirigir que tem o objetivo antecipar possíveis acidentes e situações de perigo e, assim, reduzir os riscos e prevenir acidentes.

Excesso de peso

Além de ser considerada infração de trânsito pela Resolução do CONTRAN Nº 258, o excesso de peso é fator de alto risco para o tombamento de caminhão porque é responsável por provocar desequilíbrio do veículo. Além do que, ter uma carga com o peso acima do permitido também irá exigir mais do motor, obrigando o motorista a ter uma aceleração maior para suportar o peso. Vale lembrar também que é fundamental o cuidado na hora de fazer a distribuição de carga no caminhão.

Tipo de carga

É necessário saber exatamente o tipo de carga que você está carregando e qual a melhor forma de fazer o transporte sem nenhum tipo de prejuízo. Para isso, você deve ficar atento principalmente em duas categorias: cargas vivas e cargas líquidas.

Para as cargas vivas não é aconselhável deixar mais do que o espaço suficiente para o transporte, porque os animais podem se  movimentar e causar desestabilidade no caminhão. Vale lembrar que, apesar da necessidade de delimitar o espaço, é preciso se preocupar também com a manutenção da vida e do bem-estar animal, estabelecidos pelo COTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) na lei Nº 9.503.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também