Chapadão do Sul/MS

CALOR E FOGO – Bombeiros de Chapadão do Sul combateram incêndio em Cassilândia na tarde quente de ontem

       O Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul combateram as chamas que surgiram numa área de nove hectares na Fazenda Nossa Senhora do Livramento em Cassilândia, há cerca de 90 km de Chapadão do Sul. No local funcionários das propriedades vizinhas e brigadistas da PCH Indaiá Grande também faziam o combate com bombas costais, abafadores, tratores com grade e tanque de água, caminhão tipo bombeiro. Foram feitos aceiros (*) no entorno para evitar que o fogo se propagasse. O fogo queimou em torno de 40 hectares de pastagem.

ACEIROS

     Além das propriedades, o desbaste de aceiro é feito em volta de matas, coivaras e outros locais, provocando a descontinuidade de material vegetal combustível e, assim, evitando que o fogo de queimadas e incêndios se propaguem com mais facilidade.  O aceiro pode ser aberto preventivamente ou como meio de evitar o alastramento de fogo já iniciado.

No Rio de Janeiro e em Goiás o termo também tem acepção da limpeza feita em volta das cercas de arame, obedecendo a distância de um metro de cada lado destas, durante as queimadas e, neste último estado também designa as pequenas queimadas feitas por viajantes, objetivando a limpeza do terreno para o pouso próprio e de animais.

Defesa florestal

A abertura de aceiros para a defesa de florestas é uma prática ambiental em locais onde haja incidência de incêndios e queimadas.  Podem ser “naturais” (em que o efeito de fator de interrupção da propagação de fogo decorra de modo indireto – como estradas, rios, etc.) ou específicos (feitos para este fim). Para ter utilidade na prevenção de incêndios devem ser alvo de constante manutenção, deixando-os limpos e trafegáveis.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também