Como foi seu 2022? Muitos acertos, conquistas e lauréis. Mas com certeza, também você derrapou aqui, tropeçou lá ou caiu acolá. Todos nós erramos em muitas coisas ao longo deste ano que estamos findando. Certamente ainda perplexos pela pandemia, perdas doloridas, copa perdida, “injustiças da Justiça”, eleições duvidosas, guerra no Leste Europeu e guerra político-ideológica no Brasil. A boa notícia é que o fim de um ano e o início de um novo ano é uma excelente oportunidade de limpar o cadastro e começar de novo.
O conhecido pregador Henry Ward Beecher (1813-1887) disse: “Passamos mais um ano. Mais um longo estágio na nossa viagem nesta vida, com as subidas e descidas, o pó, a lama, as rochas, os espinhos, os fardos que carregamos aos ombros, já passaram. O velho ano morreu. Afastem-no. Deixai-o ir. Deus na Sua providência, nos fez sair dele. Já passou. A sua maldade passou; o seu bem permanece. O mal pereceu, e o bem sobrevive.” Como escreveu Carlos Drummond de Andrade, Deus nos dá a oportunidade de fatiar a vida em períodos de 365 dias, que chamamos de ano, justamente para ao fim de cada período fazermos o balanço.
É a oportunidade de limpar o passado e olhar para o futuro com os olhos da possibilidade de pecarmos menos, errarmos menos e avançarmos em maturidade. Esta relação entre tempo cronológico e luta pelo crescimento espiritual já é antiga. Moisés, no Salmo 90:12 já cantava: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” John R. Rice, nesta mesma direção, dizia: Não importa como foi o passado de um homem, seu futuro é sem mancha. O mesmo afirma Paulo em 2 Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
Isso me lembra alguns costumes chineses na época do Ano Novo. Semanas antes das festividades do Ano Novo, os chineses iniciam uma grande faxina em suas casas, tiram o pó de tudo, limpam o chão, os móveis, enfim, tudo, pois querem para o novo ano uma casa bem limpa. Esta faxina não se limita, entretanto, simplesmente à casa. Ela estende-se também aos demais setores da vida diária. Por exemplo: Quem fez dívidas, procura pagá-las. Se alguém cometeu algum mal, tenta desfazê-lo. O amargurado procura rapidamente o caminho do perdão.
Todos querem iniciar o Ano Novo com ambiente e vida externa limpos. Um bom exemplo e digno de ser imitado, é começar o ano nessas condições. Será que nós fazemos uma faxina na casa e na vida? Deus, mais do que eu e você, está interessado que zeremos a conta em confissão e avancemos com a sua maravilhosa graça para 2023! Feliz Ano Novo!
Marcos Kopeska Paraizo
Pastor da IPI de Chapadão do Sul, escritor, graduado em Teologia, pós graduado em Terapia Familiar Sistêmica e pós graduado em Saúde Mental e Psicopatologias.