No dia 9 de julho o Governador Reinaldo Azambuja revogou a maioria dos textos dos decretos que estabeleciam medidas temporárias de prevenção ao contágio da covid-19. Apesar disso a Covid-19 volta a preocupar autoridades em diversos municípios, entre eles Chapadão do Sul e Paraiso das Águas com o aumento de casos e transferência de infectados para outras cidades de MS e estados. Já há manifestações extra oficiais que projetam a retomada de novas ações na tentativa de diminuir o volume de contaminados acima da capacidade de atendimento médico hospitalar.
Segundo material postado em redes sociais e sites de notícias de Chapadão do Sul a média dos últimos 30 dias é em torno de 30 pessoas contaminadas. As UTIs do Hospital Municipal e leitos seguem lotados. Há a necessidade da colaboração de todos os munícipes para ajudar no controle e cumprimento das determinações da Vigilância Sanitária.
Caso o número de infectados não diminua Chapadão do Sul poderá voltar à condição de “Bandeira Cinza”, rico extremo de contaminação. Segundo Boletim Epidemiológico o município tem 527 pessoas sendo monitoradas, 272 em tratamento, 60 óbitos. Já as aglomerações em festas e conveniências não cessam.
REVOGAÇÃO DE MEDIDA RESTRITIVA – No dia 9 de julho o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) revogou a maioria dos textos dos decretos que estabeleciam medidas temporárias de prevenção ao contágio da covid-19.
Conforme as mudanças publicadas no Diário Oficial os servidores que receberam a última ou a dose única da vacina contra a Covid-19 há mais de 15 dias devem voltar ao serviço presencial. Foi revogada a determinação do trabalho remoto para o grupo de risco imunizado.
Também foram revogados todos decretos que suspendiam as aulas presenciais da REE (Rede Estadual de Ensino) por conta da pandemia do coronavírus. O novo regramento no Estado entra em vigor a partir do dia 2 de agosto, mesma data de retomada do ensino híbrido nas escolas.