A Sedema (Secretaria Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), através do Canil Municipal, realiza a Campanha Dezembro Verde, a 3ª Semana de Conscientização contra os maus tratos e o abandono de animais. A campanha de conscientização iniciou no dia 5 e seguirá até o dia 10 de dezembro. Está sendo realizado por meio de incentivo a adoção, panfletagem e orientações feitas em parceria com a Casa Agropecuária Procampo e Chimarrão Atacadista.
Durante esta semana a equipe do Canil Municipal realizou a campanha no Paço Municipal, na Procampo e Praça da Goiás. Amanhã (9) será no Chimarrão Atacadista.
A Campanha tem por intenção conscientizar a população sul-chapadense em prol do acolhimento de animais e informar que eles sentem dor, fome, frio, sede, além disso necessitam de cuidados com a saúde e alimentação. Por estas razões o Canil Municipal já vem desenvolvendo esta campanha desde o início de dezembro de 2019 intensificando as responsabilidades e cuidados para com os animais de estimação.
A médica veterinária do Canil Municipal, Drª. Adely Cristiny Atanásio Pereira, que está a frente da campanha, ressalta a importância da conscientização ao se tornar tutor de um animal. “Recomendo uma reflexão antes de adotar ou até mesmo comprar um animal de estimação, pois as pessoas devem lembrar que o tempo médio de vida de cães e gatos varia entre 10 a 15 anos, então é preciso se questionar ao adquirir um pet se ele terá onde ou quem ficar quando o tutor for viajar, se haverá espaço adequado na casa de acordo com porte de cada animal, se haverá condições de levar o pet regularmente ao médico-veterinário, além de manter as vacinas e vermífugos em dia. Portanto, é preciso realizar a escolha consciente, pois os animais adoecem e ficam velhinhos e necessitam de cuidados e jamais devem ser abandonados” finaliza.
Animais não são descartáveis, diga não ao abandono, pois quem ama cuida!
Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, localizada na Avenida Onze, Nº. 1.045, Centro, ou através do telefone: 67 9967-9294.