Chapadão do Sul/MS

Alunos das redes pública e privada são selecionados pela UFMS para participarem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Chapadão do Sul. Interação entre máquina e homem é crucial

      A Feira de Exposição e Pesquisa com alunos da Escola Municipal e Estadual selecionou alunos das duas redes para ajudar na organização, fomento e divulgação do evento. O Projeto Cultural tem como parceiros a UFMS (Campus de Chapadão do Sul), grupo Arandú, CNPQ, SEMEC, CEEP Arlindo Neckel e Prefeitura Municipal. Está seno preparada a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema “Da Inteligência Humana à Inteligência Artificial”.  

A inteligência artificial é uma constelação de muitas tecnologias diferentes trabalhando juntas para permitir que as máquinas detectem, compreendam, ajam e aprendam com níveis de inteligência semelhantes aos dos humanos. Talvez seja por isso que parece que a definição de inteligência artificial que as pessoas dão é diferente.

Tecnologias como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural fazem parte do cenário. Cada um está evoluindo ao longo de seu próprio caminho e, quando aplicado em combinação com dados, análises e automação, podem ajudar as empresas a atingirem seus objetivos, seja melhorando o atendimento ao cliente ou otimizando a cadeia de suprimentos.

Alguns vão ainda mais longe, definindo a inteligência artificial como Inteligência Artificial “limitada” e “geral”. A maior parte do que experimentamos em nosso dia a dia é a Inteligência Artificial limitada, que realiza uma única tarefa ou um conjunto de tarefas intimamente relacionadas. Alguns exemplos incluem:

Aplicativos meteorológicos

Assistentes digitais

Software que analisa dados para otimizar uma determinada função de negócio

Esses sistemas são poderosos, mas o campo de atuação é limitado: Tendem a se concentrar em aumentar as eficiências. Mas, com a aplicação certa, a Inteligência Artificial limitada tem imenso poder de transformação — e continua influenciando a forma como trabalhamos e vivemos em escala global.

A Inteligência Artificial geral é mais parecida com o que você vê em filmes de ficção científica, em que máquinas sensíveis emulam a inteligência humana, pensando de forma estratégica, abstrata e criativa, com capacidade para lidar com uma série de tarefas complexas. Embora as máquinas possam executar algumas tarefas melhor do que os seres humanos (por exemplo, processamento de dados), essa visão totalmente real da Inteligência Artificial geral ainda não existe fora do cinema. É por isso que a colaboração entre máquina e homem é crucial — no mundo de hoje, a inteligência artificial continua sendo uma extensão das capacidades humanas, não uma substituição.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também