Chapadão do Sul/MS

ALERTA de pancadas de chuvas fortes, raios, ventos de 70 kmh e granizos no final de semana em várias cidades.

Receba as notícias do chapadensenews.com.br no celular  

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq

                 Conforme os modelos de tempo em MS, as altas temperaturas e a umidade associadas a um cavado no Paraguai provocarão pancadas de chuva fortes com raios ventos de 70 kmh e granizos.

As ocorrências estão previstas para Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Paranhos, Maracaju, Bonito, Miranda, Bodoquena e a Região de Três Lagoas

Há grande chance de enchentes, inundações, queda de energia e de árvores. O perigo também é previsto nas estradas no sábado. As condições melhoram somente no domingo. Defesa Civil deve ficar alerta máximo.

BRASIL é o recordista de raios no mundo

Você sabia que o Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo? Com a ocorrência de 70 a 80 milhões de descargas elétricas por ano, sua localização geográfica tem grande influência para esses números.

Raios são descargas elétricas que conectam as nuvens de tempestade, presentes na atmosfera, ao solo. Podem percorrer distâncias de até 5km (em média) e possuem uma intensidade de 30 mil Ampères — o que equivale a cerca de 1,5 mil tomadas dessas que temos em casa. Ao contrário do ditado, os raios podem cair duas vezes no mesmo lugar, e o Cristo Redentor, por exemplo, recebe em média, seis descargas elétricas por ano!

O Brasil é o maior país localizado na zona tropical do planeta, e como explica Osmar Pinto Junior, coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), “sendo a região tropical a mais quente no globo, favorece a formação de mais tempestades e consequentemente há maior queda de raios.” A região norte do país é a mais afetada pelo fenômeno.

Em projeção feita pelo Inpe, estima-se que em 2081 e 2100, o número de eventos com raios aumente, passando para 100 milhões de descargas elétricas por ano. Pensando em prevenção, o Laboratório de Eletricidade Atmosférica (ELAT), em conjunto com o Inpe, criou uma cartilha com dicas de proteção contra raios. O levantamento de dados que levou a criação do material, apontou que entre os anos de 2000 e 2019, ocorreram em média 110 acidentes fatais por ano em decorrência de descargas elétricas por raios.

A cartilha traz informações sobre o que são e como os raios se formam, quais são as épocas de maior incidência, assim com recomendações sobre o que não fazer em dias de tempestade, seja em casa, ao ar livre ou em praias, rios e piscinas. (redação e oprogresso.com.br)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também