O prefeito de Paraíso das Águas, Anísio de Andrade, confirmou hoje o começo das tratativas para a criação do Hino de Paraíso das Águas. Uma música com letra alusiva ao perfil da cidade é uma marca de todas as comunidades que destacam suas raízes, história e outros fatos ufanistas desde sua criação até o momento e projetando o futuro. A cidade merece um hino que realmente retrate a saga de seus pioneiros os moradores que escolheram a “Cidade Caçula” para a criação dos filhos e participaram de seu desenvolvimento. O prefeito manteve contato com um compositor que já rabiscou as primeiras partituras para a criação da canção que vai entrar para a história do município.
O assunto começou a ser articulado durante a solenidade dos 20 anos da Fachasul ontem, em Chapadão do Sul. Além do prefeito, a delegação de Paraíso das Águas foi composta por Roberto Carlos (vice-prefeito), Adriano Dias Agostinho (Chefe de Gabinete) e João Donizete Corsini (Secretário de Educação) e Wilson Matheus (Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo). Uma comissão deverá ser criada para avaliar o assunto com o cuidado que merece e fazer uma consulta à população para então definir a letra e a música do Hino de Paraíso das Águas.
Segundo Anísio de Andrade o hino seria uma espécie de livro de história musical que contará a saga de emancipação e formatação da identidade do município. Deverá ter na letra as principais marcas da sociedade atual desde sua formação e os destaques em diversos setores como cultura, economia, imigração e recursos naturais. O prefeito destacou ainda que a canção será uma poderosa ferramenta de preservação da memória histórica da cidade porque será ensinado nas escolas e entidades paraisenses.
Um hino acaba se popularizando e gravado na memória coletiva. Todos os jovens conhecem as canções de seus times preferidos no Brasil e no mundo. Conforme a definição encontrada em dicionários trata-se de uma composição musical acompanhada de versos em louvor de algum herói, rei, partido, acontecimento ou nação, como por exemplo, o hino da Independência. São conhecidos desde os primórdios da história e constituem uma das mais antigas formas assumidas pela poesia.