Estão abertas as inscrições do EJA (Educação para Jovens e Adultos) 2022 na Escola Cecília Meireles em Chapadão do Sul. De todo modo, o importante é que você tenha tomado a decisão de retomar os estudos. Afinal, a educação básica pode proporcionar uma série de vantagens.
Com o diploma na mão, você tem oportunidade de participar de concursos públicos que exigem escolaridade mínima e pode ingressar em um curso superior. Além disso, as chances de conseguir um emprego melhor são maiores.
No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 52,6% da população acima de 25 anos não tem a educação básica completa. Desse número, 33,1% das pessoas não terminaram o ensino fundamental.
Por essas e outras razões, a EJA surge como uma possibilidade de reduzir esse índice e promover o acesso à educação.
O que é EJA?
EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.
A EJA é popularmente conhecida como supletivo.
Quais os objetivos da EJA?
A EJA foi instituída pelo Governo Federal com o principal objetivo promover a inclusão social e o acesso de jovens e adultos à educação.
No entanto, outras finalidades também são alcançadas, como a flexibilidade e a economia de tempo e dinheiro dos estudantes, além da inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação.
Sendo assim, a EJA é dividida em duas etapas:
Etapa 1 – Ensino Fundamental: em menos de dois anos, é possível concluir o Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 9º ano. Os alunos, durante esse período, são inseridos no processo de ensino-aprendizado e são estimulados a novas maneiras de aprender e pensar.
Etapa 2 – Ensino Médio: com duração média de 18 meses, a fase do Ensino Médio na EJA completa a educação básica. Dessa forma, os alunos são preparados para prestar vestibulares e o Enem.