Moradores de Paraíso das Águas encontraram mais uma cascavel adulta no perímetro urbano da cidade. O animal estava próximo à uma casa no bairro Residencial Paraíso. È a segunda numa semana . Várias serpentes desta espécie já foram avistadas ao longo dos anos nas zonas rural e urbana da cidade.
Este foi um dos motivos pelo qual o prefeito Anízio de Andrade determinasse o reforço de soro antiofídico no PAM (Pronto Atendimento Médico), em maio de 2021. Não há informações sobre o estoque atual, mas o município tomou providências para se antecipar aos acidentes com estes animais com veneno poderoso.
O último animal encontrado tinha cerca de 1,5 metro e estava em posição para dar o bote. Na semana passada, uma serpente da mesma espécie foi encontrada no Jardim do Éden, na varanda de uma residência. No passado muitas pessoas eram transportadas para Costa Rica em busca de atendimento médico. Com a disponibilidade de soro médicos e pacientes ganham tempo que salva vidas.
A cascavel possui um chocalho na extremidade da cauda. Ao contrário do que se pensa o número de anéis no chocalho da Cascavel não representa sua idade, ou seja, se uma cascavel possui 10 anéis no chocalho isso não quer dizer que ela tenha 10 anos de idade. Muda de pele de 2 a 4 vezes por ano e, a cada vez que isso ocorre, acrescenta um novo anel no chocalho. Alimenta-se de pequenos roedores. A reprodução é vivípara e ocorre no período de novembro a fevereiro. Em média nascem de 16 a 24 filhotes. È venenosa.
As Cascavéis são perigosas, mas não agressivas e fogem rapidamente quando avistadas. A espécie encontrada no Brasil possui veneno neurotóxico, que atua no sistema nervoso e faz com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração. Diferente de seus parentes da América do Norte, que possuem propriedades proteolíticas (necrosante).

MATÉRIA relacionada